1820 — ‘O estado do mercado nacional de Business Intelligence’. Por José Oliveira, Gestor da Unidade de Negócio Business Intelligence da Sinfic

Mar 18, 2003 | Conteúdos Em Português

José Oliveira, Gestor da Unidade de Negócio Business Intelligence da SinficO mercado nacional de Business Intelligence está a entrar na fase de maturidade. Mas o principal problema reside nas implementações mal feitas. Cerca de 10 por cento dos nossos actuais clientes vieram de más implementações. As companhias antes de decidirem qual a empresa que melhor pode implementar a Solução Business Intelligence, pensam qual a tecnologia que melhor serve à companhia. É claramente o inverso que devem fazer.

Pois é publico que em termos de tecnologia e se falarmos nos principais players do mercado (Cognos; Microstrategy; Oracle; SAS), todas estas servem o mesmo propósito, que é soluções de Querys e Reportings sobre base da dados. Existem claro especificidades onde cada uma delas serve melhor o cliente final, mas na prática as companhias portuguesas não necessitam mais do que o básico do Business Intelligence.

– Quais os prós e contras deste tipo de soluções?
Os únicos contras que consigo ver é a dependência da informação com qualidade. Pois a partir do momento que um decisor começa a ter a informação que precisa para tomar decisões, já não consegue voltar atrás. Ou seja, a dedução lógica do negócio é importante mas passa a ser apoiada com factos reais.

Mas este contra é claramente um pró, pois as decisões nas empresas onde não exista este tipo de tecnologia para apoio, são tomadas com base em 7 a 10 por cento do total da informação que está armazenada nas companhias. Ou seja são baseadas única e exclusivamente na dedução lógica e algum conhecimento do mercado onde interage.

-Quais as soluções que disponibilizam nesta área (quais as suas características) ?
Em termos de soluções que disponibilizamos neste momento temos, fora as soluções standards de querys e Reportings: Soluções de Orçamentação, Forecasting, Marketing, Comercial, Gestão de Projectos de Investimento, Financeiras, Controlo de Gestão, Balance Scorecard. Na parte de orçamentação garantimos uma plataforma de conhecimento onde se cruza os valores reais vs. orçamentais por centro de custos ou por outras variáveis de negócio.

Em termos de Forecasting, temos soluções para análises de Campanhas com as respectivas previsões de vendas. No Marketing conseguimos cruzar a informação por exemplo a satisfação dos clientes com a evolução de vendas. Conseguimos analisar os ciclos de vendas por produtos e comparar com os produtos da concorrência.

Na parte comercial conseguimos criar um sistema customizado à imagem da companhia. A solução de Gestão de projectos de investimento é neste momento o nosso exlibris, conseguimos saber níveis de cash flow por projecto, Demonstrações de resultado por projecto de investimento, Balanços, e outros rácios indicadores também por projectos. Conseguimos fazer isso tudo também ao nível de equipas de trabalho que têm ao seu cargo os respectivos projectos, conseguimos saber a rentabilidade por equipa nos projectos, a rentabilidade dos projectos de forma individual e num todo.

A solução financeira é claramente a solução que geralmente as empresas tem mais necessidade, pois os sistemas de gestão vulgares não estão orientados ao negócio, mas sim orientados à transacção. Somente 30 por cento das empresas por onde temos passado têm por exemplo os orçamentos inseridos no sistema de gestão, logo não conseguem de forma fácil comparar o real com o orçamento, logo não conseguem analisar os desvios em termos de custos.

A solução de controlo de gestão surgiu para colmatar uma necessidades verificada no terreno, pois a principal diferença entre esta solução e a solução financeira é a capacidade de cruzarmos variáveis de negócio, por exemplo a transferência de RH de umas áreas para outras e verificarmos a partir dai a rentabilidade do próprio negócio, ou seja permite simularmos novas actividades, novas capacidades de produção seja ela de produtos ou serviços, levando atrás todos os custos e proveitos conseguidos dos respectivos RH. Se pensarmos em vendedores, conseguimos simular novas áreas de intervenção dos vendedores com a TX de sucesso dos mesmos nas áreas de intervenção antigas.

A solução Balance Scorecard é uma solução que começa a ter procura neste momento. Esta solução permite analisarmos o negócio da companhia pelas principais métricas de gestão da companhia, sejam elas financeiras ou não. Por exemplo a satisfação de clientes é uma métrica não financeira que tem interesse em ser avaliada. Geralmente os Balance Scorecard trabalham assentes em 4 perspectivas, são elas a perspectiva financeira, perspectiva do cliente, perspectiva da inovação e perspectiva interna.

O óptimo de uma solução de Balance Scorecard é a sua interacção não só com a administração da companhia como com os principais intervenientes dos processos. Por exemplo quando o director comercial repara no indicador de satisfação de cliente e vê que está negativo, ele tem forma de interagir com o processo, que é passar a mensagem para baixo, para os vendedores indicando que algo está mal.

Por exemplo na perspectiva financeira quando o director financeiro nota que as margens liquidas estão a baixar ou o cash flow operacional da empresa está a sofrer pressões negativas, tem hipótese de alterar os factos. Resumindo, a Administração usa esta solução para analisar o negócio analisando todas as perspectivas e os principais decisores tem hipótese de aprender com o sistema optimizando os seus processos de trabalho.

– Quais os serviços que fornecem nesta área?
Os serviços nesta área vão desde consultoria estratégia a implementação das próprias soluções, customizando as mesmas de acordo com as necessidades da companhia.

– Quanto terá uma empresa de gastar para implementar uma solução de BI?
Uma solução de Bi em média demora 3 meses. Mas a mesma solução pode demorar muito mais. A complexidade do negócio, a forma como os dados estão nos sistemas, e principalmente a iteração dos principais interessados na solução de Bi tem relevância no tempo de implementação.

– De que forma é que estas soluções podem reduzir os índices de fraudes dentro de uma empresa? Existem muitas fraudes nas companhias nacionais?
Eu analiso as fraudes de duas maneiras. Fraude por desconhecimento e fraude com conhecimento. Ou seja o que este sistema permite é analisar desvios e detectar eventuais lançamentos incorrectos. E permite isto de forma muito simples pois o conceito de trabalhar a informação é completamente diferente dos sistemas de gestão mais usuais. Os principais fraudes que tenho detectado nos nossos clientes após a implementação de uma solução financeira são lançamentos mal efectuados. Se falarmos por exemplo no ramo da Banca ou seguros, ai sim, detectamos bastantes fraudes com conhecimento.

– Como funciona uma solução Business Intelligence Wireless? Há muita procura deste tipo de soluções?
Começa a haver alguma procura deste tipo de soluções, o modo de funcionamento dependendo da complexidade da informação que se pretende ter geralmente passa por um servidor de BI que envia mensagens com indicadores de negócio para os intervenientes. Por exemplo indicadores do cliente X que o vendedor Y irão visitar nesse mesmo dia, ou se o mesmo vendedor já atingiu os objectivos, ou a informação da uma conta corrente do cliente X que irá visitar nesse dia.

– Qual a diferença de preços entre estas soluções e tradicionais de BI?
As soluções tradicionais de Bi são soluções de querys e Reporting simples sem customização para a respectiva companhia, as soluções que vendemos mais ao mercado passam sempre pela customização da solução para a respectiva companhia. No fundo é passar a forma de trabalhar da companhia para a forma de analisar a informação. Coisa que os Sistemas de gestão normais não o fazem. m termos de pricing o preços variam na ordem dos 50% a mais em soluções orientadas ao negócio da companhia.

– Como é assegurada a confidencialidade dos dados em cada uma destas plataformas?
A confidencialidade da informação passa por diversos níveis de segurança. Só tem acesso a mesma quem tem perfil para consultar a respectiva informação. Por exemplo uma solução financeira para um grupo de empresas, quando o director financeiro da empresa X está a ver a Demonstração de resultados, está a ver somente os dados da empresa X.

Quando o Administrador da companhia pretende ver a Demonstração de resultados, irá ver a mesma em primeiro lugar os dados da companhia como um todo e depois por empresa caso assim o pretenda. Ao nível de acesso via Internet, o acesso é customizado também ao nível do utilizador ou perfil, onde dá acesso a uma pasta pessoal ou de um grupo de trabalho onde esteja inserido e depois à respectiva informação que estará dentro da respectiva pasta.

José Oliveira
jfoliveira@sinfic.pt
2003-03-18

Este artigo, cedido por José Oliveira, é baseado numa entrevista publicada na revista Semana Informática.

Centro de Informação-DATABASE & BUSINESS INTELLIGE

 

 

Icon - logo Centro de Contacto
Política de Proteção de Dados

Este Sítio web utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. As informações dos cookies são armazenadas no navegador e executam funções para reconhecê-lo quando visitar o Sítio web. Consulte por favor a Política de Proteção de Dados