Acesso à tabela de medicamentos via WAP e SMS
Entra amanhã em vigor o Sistema dos Preços de Referência na comparticipação de medicamentos pelo Estado, pelo qual – e para todos os medicamentos que têm genéricos aprovados – o montante da comparticipação deixa de ser um percentual do preço de venda ao público [PVP] e passa a ser o valor do genérico mais caro em comercialização. Isto significa que, para aqueles medicamentos, se a prescrição não for a de um genérico, o diferencial, variável, será pago pelo utente.
E porque lhe sai do bolso, o utente terá interesse em saber, de preferência antes, a parte que lhe toca pagar e, se há alternativa mais barata para aquela substância activa. E qual. Da mesma forma o médico, incapaz de ter tudo de memória, necessita de informação, actualizada, facilmente acessível, na palma da mão. Porque as alterações a este nível são constantes e de tal volume, que qualquer sistema tradicional de divulgação [brochuras,. folhetos…] corre o risco de estar desactualizado no preciso momento em que lhe chega às mãos. A WEB é uma preciosa ajuda, mas a taxa de informatização dos Hospitais, Centros de Saúde, Clínicas e Consultórios impede, muitas vezes, o recurso a este canal.
Foi neste contexto que a NetSaúde decidiu lançar amanhã mesmo, dia 13 de Março, mais dois serviços inovadores. A consulta movél de medicamentos via WAP ou SMS, possível de um qualquer telemóvel, de qualquer rede TMN, VODAFONE e OPTIMUS. Via WAP, sem qualquer custo adicional para além do contratado com o Operador para o serviço de dados, e, via SMS, a 0,20, o que já paga a resposta.
Assim:
· WAP – em wap.medicamentos.com.pt, e depois seguindo a navegação;
· SMS a enviar para o 4920, com o seguinte texto da mensagem: M [ espaço ] < nome > < dosagem >…
Neste último caso e exemplificando: seja CURADOC o nome do medicamento que procura [ é um nome fictício! ]. Quer saber que dosagens existem, em que formas de apresentação, com que embalagens, qual o preço e o que tem a pagar?
Escreve M [ espaço ] CURADOC [ maiúsculas ou minúsculas, que é indiferente ]. E recebe como resposta:
1: CURADOC 500 mg 32 caps. E13,05 PVP E3,92 RG E1,96 RE
2: CURADOC 500 mg 16 caps. E7,25 E2,18 E1,09RE
3: CURADOC 1000 mg 32 comp E19,22 E5,77 RG E2,88 RE
Envie E < n. > p/ver equivalentes
Ou seja:
· o tal CURADOC tem duas dosagens 500 e 1000 mg -, o de 500 mg com duas embalagens e o de 1000 com uma.
· custa de 19,22 a 7, 25 e pagará, no regime geral de comparticipação RG -, de 5,77 a 2,18 e no regime especial RE – de 2,88 a 1,09.
E daqui pode sair para os medicamentos equivalentes que existam [medicamentos com o mesmo princípio activo e a mesma dosagem mas diferentes formas de apresentação e embalagens]. Escrevendo E [espaço] nº da opção. Para o de 500 mg 32 caps, E 1. Os resultados aparecem-lhe por ordem crescente de preço unitário do que paga.
Faça a experiência com um medicamento que conheça. Também pode ir logo direito ao assunto como convém para poupar SMSs – e escrever:
· M [ espaço ] NOME [ espaço ] DOSAGEM [ espaço ] FORMA DE APRESENTAÇÃO. No exemplo seria M CURADOC 500 MG 32 CAPS.
e obterá os respectivos preços.
Se, para aquele medicamento, houver genérico no mercado, a resposta incluirá no final a referência GH [Grupo Homogéneo] seguido de um número de 4 dígitos: GHXXXX. No exemplo:
1: CURADOC 500 mg 32 caps E13,05 PVP E3,92 RG E1,96 RE GH0599
Agora e se enviar um novo SMS, na mesma para o 4920, com GH 0599, receberá as informações referentes aos medicamentos genéricos existentes naquele Grupo Homogéneo, também hierarquizados por custo unitário crescente do que tem a pagar.
Experimente! Verá que é tudo simples, tudo rápido, tudo… na palma da mão. Hoje, dia 12 de Março, à meia-noite. Mais uma proposta inovadora da NetSaúde – Gestão e Prestação de Serviços na Área da Saúde via Internet, S.A. – uma empresa pioneira no campo das tecnologias de informação e comunicação na área da saúde.
www.medicamentos.com.pt
Dossiers-Dossiers Especiais