Empresa conclui anel de fibra óptica do seu backbone internacional com nova ligação Lisboa-Londres
e aumenta capacidade da sua rede ADSL em Portugal
Lisboa, 11 de Março de 2003 A VIA NET.WORKS Portugal, um fornecedor único de serviços profissionais de Internet para empresas, com operações na Europa e na América do Norte, anunciou a expansão do seu backbone através de uma nova ligação Lisboa-Londres a 155 Mbps, no segundo anel de fibra óptica da sua rede internacional de alta velocidade, anunciando simultaneamente o aumento da capacidade da sua rede ADSL em Portugal
Segundo António Miguel Ferreira, Managing Director da VIA NET.WORKS Portugal, no decorrer da passada semana foram concluídos pelo nosso Departamento Técnico dois upgrades na nossa rede, permitindo-nos passar a contar com dois novos circuitos de alta capacidade (155 Mbps), um que nos liga directamente ao primeiro anel do nosso backbone internacional e outro para aumento da capacidade da rede de ADSL em Portugal.
O backbone da VIA NET.WORKS é constituído por dois anéis de fibra óptica, de capacidade redundante. O primeiro anel, com capacidade transatlântica via Nova Iorque, liga as principais cidades europeias onde a VIA NET.WORKS opera, como Londres, Frankfurt, Amsterdão, Paris, Genebra e Milão. O segundo anel, agora concluído, passa por Paris, Madrid, Lisboa e Londres. Com a expansão agora verificada, Portugal, que anteriormente se encontrava ligado ao backbone via uma ligação redundante a Espanha, passa a dispor de uma ligação adicional directa a 155 Mpbs ao primeiro anel, através de Londres.
A expansão do backbone e da capacidade da rede ADSL da VIA NET.WORKS respondem ao crescimento verificado nos últimos tempos, sobretudo nos últimos 6 meses, em que se registou um aumento de 50% no tráfego internacional, particularmente nos serviços ADSL e SDSL que são tradicionalmente exigentes em termos de largura de banda, sobretudo internacional.
Com estas alterações a VIA NET. WORKS visa continuar a assegurar a fiabilidade dos níveis de serviço, reforçar a protecção da sua rede contra falhas e suportar o crescimento futuro do tráfego, contribuindo desta forma para a melhoria da performance dos seus serviços de acesso empresarial.
Ainda segundo António Miguel Ferreira, apresentamos excelentes condições, bastante competitivas, para clientes com requisitos de tráfego internacional elevados, já que com esta infraestrutura, os nossos clientes se encontram ligados directamente a um nó central do backbone europeu da VIA NET. WORKS, contrariamente ao que acontece com a quase generalidade dos operadores em Portugal que têm de subcontratar capacidade de rede a outros operadores, por não possuirem um rede internacional IP própria.
Localizado na Alemanha, o Centro Internacional de Operações de Rede da VIA NET.WORKS é monitorizado 24 horas por dia, 7 dias por semana, por uma equipa de engenheiros especializados em redes e sistemas Internet, que é responsável pela monitorização da performance da sua rede, complementados, neste caso, pela equipa técnica localizada em Portugal. A partir deste Centro de Operações, a VIA NET.WORKS é capaz de identificar e corrigir, remota ou localmente, qualquer eventual problema.
Para mais informações, por favor consulte http://www.vianetworks.pt/.
Sobre a VIA NET.WORKS Portugal
Criada no início de 1995 e tendo sido o primeiro ISP privado em Portugal, a Esotérica S.A. foi adquirida em Maio de 1999 pela multinacional norte-americana VIA NET.WORKS, Inc.. Nasceu assim a VIA NET.WORKS Portugal, uma empresa com uma elevada capacidade de conciliar uma gestão local com os recursos e o know-how de um grupo internacional, reconhecido no fornecimento de serviços de Internet para empresas e cujo o compromisso com o cliente é: LOCAL TOUCH, GLOBAL REACH. A VIA NET.WORKS é um fornecedor global, líder em soluções empresariais para a Internet e combina a agilidade de uma empresa local focada no cliente, com a fiabilidade da sua própria rede internacional de alta velocidade para fornecer serviços e suporte técnico de classe mundial.
http://www.vianetworks.pt
Dossiers-Dossiers Especiais