Líder Europeu na distribuição de produtos de comunicações e redes
Alfragide (11 de Março de 2003) A Tech Data Corporation (NASDAQ/NMS:TECD), um fornecedor global líder de produtos de TI, gestão de logística e outros serviços de valor acrescentado, anunciou uma oferta de aquisição da Azlan Group PLC (Londres: AZL) uma empresa de capitais maioritariamente públicos, sediada no Reino Unido e líder europeu na distribuição de produtos de comunicações e redes, que fornece ainda serviços de formação e outros serviços de valor acrescentado. O fecho da transacção está dependente da aprovação por parte das autoridades reguladoras e dos accionistas da Azlan e tem como data prevista de conclusão 31 de Março de 2003. A transacção deverá ser concluída através de um plano aprovado pelo tribunal nos termos da legislação Inglesa e do País de Gales, ao abrigo do qual os accionistas da Azlan receberão 125 pence por cada acção ordinária, resultando num volume total de aproximadamente 142 milhões de libras esterlinas (235 milhões de dólares).
Durante o último semestre fiscal, findo a 30 de Setembro de 2002, a Azlan gerou um volume de vendas no valor de 298,6 milhões de libras esterlinas (450 milhões de dólares) e um lucro operacional, antes das rubricas excepcionais, de 6,2 milhões de libras esterlinas (9,3 milhões de dólares). A oferta de produtos da Azlan inclui tecnologia de comunicações e redes de empresas líderes da indústria como a Cisco Systems, Alcatel, Computer Associates, Citrix, Enterasys, Nortel Networks, RSA Security e 3Com. A distribuição, destes e de outros produtos da empresa, é centralizada a partir das suas instalações em York, no Norte de Inglaterra, para a sua base europeia de clientes integradores de sistemas e outros revendedores especializados, que geralmente servem grandes contas de utilizadores finais empresariais.
A Azlan fornece suporte de vendas local, formação, crédito e outros serviços na: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Noruega, Portugal, Suécia, Suíça, Reino Unido e República Checa. Além de ser um parceiro líder em formação da Cisco e da Microsoft na Europa, a Azlan oferece ainda uma gama completa de outros cursos (no local ou em e-learning), assim como serviços técnicos avançados, que vão ao encontro das necessidades dos fornecedores de soluções em áreas que vão desde, desenho de configuração à instalação e assistência pós-venda. Fundada em 1984, a empresa emprega mais de 1.300 pessoas.
‘A Azlan representa uma parceria estratégica ideal para as nossas operações na Europa’, comentou Steven A. Raymund, presidente e CEO da Tech Data. ‘Os nossos respectivos modelos de negócio são extremamente complementares, contudo distintos, em termos de focos de áreas de produto, bases de clientes, capacidades de distribuição e oferta global de serviços. A Azlan é uma empresa líder no segmento de valor acrescentado da indústria, que pode fornecer uma nova e interessante dimensão, e gama de serviço à nossa actividade na Europa.’
‘A Tech Data é uma empresa reconhecida na indústria pela sua operação extremamente eficaz e de alta qualidade de gestão,’ salientou Barrie Morgans, presidente da Azlan. ‘ Os vastos recursos financeiros da empresa e a sua sólida estratégia encontram-se entre as muitas vantagens que visualizamos num futuro conjunto. Tornar-se parte de uma empresa global é um objectivo da Azlan, mas este movimento significa muito mais para a nossa empresa, uma vez que esperamos expandir o direccionamento da oferta dos nossos produtos e diversificar ainda mais as nossas próprias operações. A Azlan e a Tech Data podem aprender muito uma com a outra e tirar partido do sucesso que ambas atingiram ao longo dos anos.’
Previsões da Actividade
As seguintes afirmações são baseadas nas actuais previsões e no plano interno preliminar da empresa. Dizem respeito a previsões, pelo que de acordo com as declarações periódicas da empresa, entregues junto na Securities and Exchange Commission, os resultados reais podem divergir materialmente.
A empresa encerrou recentemente o quarto trimestre do exercício de 2003, e registou resultados dentro ou acima do máximo considerado no plano de previsões da empresa (3,80 a 3,95 biliões de dólares).
Contudo, somente após a entrega da declaração de rendimentos do exercício, poderá a empresa actualizar as suas previsões para o quarto trimestre.
Devido à incerteza na procura de produtos de TI e à pressão de margens mais competitivas, juntamente com o já anunciado investimento para promover a harmonização e melhoramento da nossa infra-estrutura de sistemas na Europa, os lucros por acção para o exercício de 2004 podem decrescer entre 15 a 20%, numa base anual, excluindo o já esperado efeito de crescimento gradual provocado pela proposta de aquisição do Azlan Group PLC.
Previsões
Algumas matérias debatidas neste comunicado são meras previsões, baseadas nas expectativas actuais da empresa e que envolvem alguns riscos e incertezas. Factores que podem fazer divergir materialmente os resultados reais incluem: concorrência forte, quer no mercado interno, quer no mercado internacional, margens de lucro estreitas, riscos de inventário, provocados por variações na procura; dependência de sistemas de informação; recurso ao crédito, devido à deterioração da situação financeira dos nossos clientes; o estado da economia mundial, incluindo a duração e a gravidade da actual curva descendente; a incapacidade de obtenção do capital necessário; efeitos potencialmente adversos das aquisições; flutuações nas taxas de juro e nas taxas de câmbio, e exposição a mercados estrangeiros; o impacto das alterações na legislação sobre o imposto de rendimentos; disponibilidade e fornecimento de produtos; dependência das empresas de transportes independentes; alterações nos termos e condições dos fabricantes; actos de guerra ou terrorismo; exposição a catástrofes naturais; impacto de greves; volatilidade das acções ordinárias; e precisão dos dados das previsões. Elementos complementares a estes e outros factores que afectam a actividade da empresa e as suas previsões podem ser encontrados nas declarações periódicas da empresa entregues à Securities and Exchange Commission. Pode obter uma cópia no website de relações com os accionistas da empresa, em www.techdata.com. Toda a informação contida no presente comunicado data de 6 de Fevereiro de 2003. A empresa não é obrigada a actualizar nenhuma das previsões do presente comunicado relativamente aos resultados reais ou alterações nas previsões da empresa.
Acerca da Tech Data
A Tech Data Corporation (Nasdaq: TECD) foi fundada em 1974 e é uma empresa líder mundial no fornecimento de produtos TI, gestão de logística e outros serviços de valor acrescentado. Ocupa o 117º lugar da lista Fortune 500. A empresa e as suas subsidiárias servem mais de 100.000 revendedores de tecnologia nos Estados Unidos, Canadá, Caraíbas, América Latina, Europa e Médio Oriente. A extensa lista de ofertas de serviço da Tech Data inclui suporte técnico e formação pré e pós-venda, opções de financiamento e serviços de configuração, assim como uma vasta gama de soluções premiadas para comércio electrónico. A empresa gerou um volume de vendas no valor de 15,9 biliões de dólares nos quarto últimos trimestres declarados, cujo exercício encerrou a 31 de Outubro de 2002.
Acerca da Tech Data Portugal
A Tech Data em Portugal é constituída pela Computer 2000 Portuguesa, Lda e pela Micrograf, SA. É o líder de mercado da distribuição de Tecnologias de Informação, representa e distribui os produtos dos principais fabricantes do sector, servindo um vasto canal de empresas revendedoras de informática em cada um dos canais a que se dirigem, grandes empresas, Pme e consumo. No último ano fiscal, findo em 31 de Janeiro de 2002, registou um volume de negócios que ascendeu a 168 milhões de euros.
http://www.techdata.pt
Dossiers-Dossiers Especiais