1742 — Centro de Vendas – Novo conceito de comunicação directa

Feb 28, 2003 | Conteúdos Em Português

Centro de VendasPor ocasião da inauguração do Centro de Vendas, Manuel Anselmo Daniel, coordenador operacional do projecto, assumiu o desafio de implementar «um novo conceito de comunicação directa dedicado ao mundo das vendas». O evento decorreu no dia 26, no CCB – Centro Cultural de Belém, integrado no Encontro promovido pelo Centro de Contacto.

O Centro de Vendas fornece serviços de Contact Center para marketing e vendas, estando equipado com recursos humanos e tecnológicos suficientes «para criar e realizar todas as acções de marketing, tanto em Portugal como em Espanha».

O projecto nasceu de vários anos de know-how e prática adquiridos por Manuel Anselmo Daniel nos continentes europeu e americano, impulsionado, nas suas palavras, «por uma vontade grandiosa de gerar novos factores de competitividade».

Partindo do pressuposto de que «sem clientes não se atingem as vendas e sem vendas não se proporcionam as condições para ter clientes» o coordenador do Centro de Vendas salienta seis ingredientes que caracterizam esta iniciativa:

– Profissionais dedicados e empenhados em produzir;
– Alto grau de lealdade e honestidade ao mundo comercial;
– Uma mentalidade ganhadora;
– Responsabilidade por criar, desenvolver e executar os programas definidos nos objectivos empresariais.
– Vontade de implementar uma ética e uma filosofia num sector tão frágil e poderoso como o das vendas.
– Sentido de oportunidade para aproveitar uma altura em que é necessário incentivar o sector para reter os clientes.

A estratégia do Centro de Vendas privilegia a união de sinergias para aumentar a eficácia das vendas, aliada à vontade de aproveitar e potencializar, ao máximo, os recursos actuais do novo centro operacional do Centro de Contacto para as áreas de marketing e vendas.

A este propósito, Anselmo Daniel propôs ao sector «uma visita a cada empresa para preparar, identificar e divulgar os passos a seguir para rentabilizar as operações e abrir novos caminhos ao sucesso». Os alvos são as áreas de management, as mais importantes para que a ineficiência não predomine, na opinião do coordenador do Centro de Vendas .

A visão global das vendas que traduz o projecto ganha voz particularmente nos sectores mais necessitados de clientes: Automóvel; Telecomunicações; Serviços; Recursos Humanos; Hotelaria; Informático; Bancário; Desportivo .

Ficam os principais conceitos que estão na base do lançamento deste projecto:

O Centro de Vendas está apetrechado com: 

– Refresh Programs
– Programa de Boas Vindas
– WorkShop para não clientes
– Message programs

– desenvolve acções One to One , ou seja, de forma directa e personalizada com a intenção de “atingir” directa e singularmente os reais e potenciais clientes através de:

Entrevista telefónica;
Entrevista pessoal;
Tele-operadores;
Audio message;
Mail (e-mail ou direct mail)
Fax
.

Conciliando todos estes meios de acção, propõe-se a:

– Promover o produto/serviço;
– Cativar o segmento de mercado que quer mas pensa não poder ter;
– Criar programas adequados:
   Lead Generation
   Marcação de visita
– Exposição/ promoção no mercado;
– Zona de acção em pontos estratégicos, desde aeroportos a pontos turísticos.

Finalmente, o Centro de Vendas utiliza o método de Lead Generation , ou seja, angariação de novos contactos para as acções delineadas:
– Abordado por managers altamente qualificados e com experiência em Relações Públicas;
– Definido como angariação de um potencial cliente válido para a acção em causa;


Com o objectivo final das vendas, o Centro de Vendas visa potenciar este sector, implementando uma grande dose de motivação. Através de programas e acções elaborados à medida, o projecto angaria novos clientes para aumentar o volume de vendas dos seus clientes.

2003-02-28

http://www.centrodevendas.com

Em Foco – Pessoa