A Vodafone Portugal anunciou hoje o lançamento dos serviços de vídeo por MMS e de televisão em directo que vêm complementar a sua plataforma de serviços Vodafone Live! lançada no passado mês de Novembro, na altura com a introdução de imagens por MMS e de jogos em Java. Estes serviços irão possibilitar aos detentores de telemóveis Nokia 7650 o visionamento de programas de televisão, boletins noticiosos, trailers de cinema ou o estado do trânsito em Lisboa e no Porto.
O grande desafio que se coloca é o do crescimento da nossa quota, num mercado em que a taxa de penetração de telemóveis se situa perto dos 90 por cento. Neste sentido, o nosso crescimento terá de ser alcançado pelo aumento da receita por cliente e não tanto pela angariação de novos clientes, referiu António Coimbra, vice-presidente da Vodafone Portugal para as áreas de marketing e vendas.
O serviço Vídeo MMS permite a gravação de clips de 10 a 15 segundos (cerca de 100 kb) e o posterior envio, no formato MPEG4 , para outros telemóveis habilitados com esta funcionalidade ou para contas de email.
A aplicação TV e Vídeo é o resultado de uma parceria com a Realnetworks, para a norma de difusão, e com a SIC, TVI, BigOnline, LNK filmes e a Maxmen para os conteúdos. As funcionalidades para já disponíveis são Live TV acesso aos bolentins noticiosos da SIC e TVI, Trailers de Cinema, Estado do Trânsito (em Lisboa e no Porto), Notícias da Bolsa e Programas TV visionamento de spots de alguns programas da SIC e TVI.
Numa primeira fase, estes serviços estarão apenas disponíveis nos telemóveis Nokia 7650 mas em breve irão estender-se a toda a família 60 do fabricante finlandês (incluíndo o 3650 ) bem como a outros fabricantes.
Enviar uma mensagem MMS vídeo custará 59 cêntimos (39 nesta fase de lançamento) e o acesso a serviços de TV em directo (streaming) 1 cêntimo por kilobyte, sendo o conteúdo e o tráfego aos fins de semana e feriados gratuitos até 31 de Março. António Coimbra admitiu, contudo, a evolução gradual para taxação por evento.
Com a integração destes novos serviços na plataforma Vodafone Live!, mostrámos que não ficámos à espera da chegada da terceira geração para proporcionar valor acrescentado aos nossos clientes. O que os clientes querem são os serviços e não tanto a tecnologio que os suporta. Para a consolidação total de serviços em GPRS, fica-nos apenas a faltar a integração de um serviço de vídeo-telefonia, cuja apetência não está, no entanto, ainda comprovada, acrescentou António Coimbra.
Não querendo adiantar-se em mais pormenores, António Coimbra referiu, no entanto, que o investimento inicial feito para o serviço TV em directo não atingiu a dezena de milhão de euros.
Ainda de acordo com António Coimbra, o objectivo da Vodafone para os serviços MMS é atingir 320 mil clientes em 2004, cerca de 10 por cento da sua base actual, reconhecendo, contudo, que tal só será exequível quando o preço dos telemóveis que suportam esta tecnologia baixar para os 200 euros (recorde-se que o Nokia 7650 tem um preço indicativo de mercado de cerca de 400 euros).
Filipe Samora
2003-02-19
http://www.vodafone.pt
Em Foco – Projecto