No Sábado passado, o vírus SQL Slammer infectou os servidores a nível mundial, tornando a Internet mais lenta. Em Portugal o primeiro ataque deu-se um minuto e meio depois do ataque inicial, nos Estados Unidos. Eram 5h32 horas TMG (hora de Lisboa) quando o site do “Diário Digital” foi afectado com o vírus.
Os problemas causados pelo SQL Slammer no nosso País perduram, ainda, até amanhã, segundo apurou a Agência Lusa. Os danos ocorridos só hoje serão conhecidos, ainda que as grandes empresas cujos servidores foram infectados tenham, logo durante o fim-de-semana, tentado fazer a avaliação técnica do problema.
Em declarações à Lusa, um responsável da empresa de monitorização e segurança da Internet, MarketWare , avisou que os efeitos do vírus continuarão a sentir-se, durante o dia de hoje, «com o regresso da actividade empresarial e de maior volume de tráfego na Net».
O SQL Slammer, também conhecido por SQL Sapphire, instala-se nos servidores com versões antigas do software Microsoft SQL Server e difunde-se rapidamente, “infiltrando-se” em todos os endereços disponíveis. As empresas afectadas por este vírus podem resolver os danos causados instalando nos servidores o Service Pack 3 (que a Microsoft disponibiliza gratuitamente, no seu site).
As autoridades internacionais não esperam um novo ataque do vírus SQL Slammer , que no Sábado passado afectou milhões de utilizadores em todo o mundo e chegou a paralisar alguns sistemas de ligação bancários, nos EUA e em alguns países asiáticos.
2003-01-27
http://www.microsoft.com
Em Foco – Produto