1663 — RICOH ALIA PROTECÇÃO DO AMBIENTE AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Jan 17, 2003 | Conteúdos Em Português

A Ricoh demonstra através das suas políticas ambientais que o que é bom para o Ambiente, também pode ser bom para o negócio.

Lisboa – 14 de Janeiro de 2002– A Ricoh, maior fabricante mundial de sistemas digitais multifuncionais de escritório, orienta a sua ética de negócio por uma simples política ambiental: “Visto partilharmos todos o mesmo planeta, somos obrigados a preservá-lo e protegê-lo para dele podermos usufruir.” A Ricoh procura assim transmitir o lema: O nosso planeta é o nosso futuro, para a vida real.

A busca por uma resposta, levou a Ricoh na última década por um caminho revolucionário, demonstrando que a conservação da Natureza e os resultados positivos podem andar de mãos dadas.
A Ricoh classifica esta evolução ambiental em três fases:
1. Tinham uma atitude passiva, em que cumpriam a legislação e respondiam às necessidades dos consumidores;
2. Passaram para uma fase pró-activa em que voluntariamente reduziram o seu impacto ambiental através da subida dos valores-padrão permitidos por lei para a preservação do ambiente;
3. Actualmente, o Grupo Ricoh prepara-se para entrar numa fase responsável, em que os aspectos ambientais e os aspectos económicos são postos lado a lado e é dada igual atenção à conservação do Ambiente e ao lucro.

“ A Ricoh pretende divulgar estas ideias de desenvolvimento sustentado não só para si própria mas para todas as outras companhias em todo o mundo, tornando esta causa uma preocupação global e de todos”, afirma Fernando Cunha Silva, Director de Marketing, Formação e Qualidade da Ricoh Portugal.

A investigação tecnológica permitiu desenvolver processos e soluções que seguem estes critérios como o QSU (Quick Start Up) que permite aos copiadores conservar energia e despender de apenas 10 segundos para começar a operar.
A Ricoh consegue com isto baixar o consumo de electricidade para 10 watts em modo stand-by totalizando uma poupança energética de cerca de 40%.

Nos últimos anos o Grupo Ricoh conseguiu:

– Diminuir a emissão de gases prejudiciais ao Ozono em 60%;
– Reduzir em 10% a aquisição de papel, favorecendo a reciclagem;
– Melhorar os processos de reaproveitamento e reciclagem de desperdícios;
– O uso de recursos naturais de forma a que haja uma recuperação Natural do Planeta;
– A Investigação e Desenvolvimento de tecnologia para papel reciclado e reutilizável.

A Ricoh adoptou políticas de fabrico com vista a obter 0% de desperdício: “Se um produto pudesse ser produzido sem qualquer desperdício não haveria perda de recursos, energia ou trabalho”.
Esta ideia é correcta, não só economicamente mas também ao nível da protecção do ambiente. Estas políticas são implementadas pela Ricoh nas suas fábricas desde 1999 e os ganhos resultantes destas decisões foram bastante consideráveis. Através do re-aproveitamento de materiais e da reciclagem, todas as fábricas da Ricoh atingiram a taxa 0% de desperdício.

Acerca da RICOH
A Ricoh Europe B.V., a sede Europeia da Ricoh Company Ltd. no Japão, está localizada em Amstelveen, Holanda e é responsável pelo marketing, departamento comercial e serviços dos produtos Ricoh na Europa, Médio Oriente e África. Na Europa, a Ricoh dispõe de três locais de produção: Ricoh UK Products Ltd. Telford, UK; GR Advanced Materials Ltd., Stirling, UK; e Ricoh Industrie France S.A., Colmar, France.
A rede europeia da Ricoh Europe engloba 14 subsidiárias comerciais e afiliadas. A Ricoh Europe BV – Sucursal Portugal tem a sua sede no Porto e uma delegação em Lisboa que oferece serviço técnico e comercial; conta com 100 colaboradores e 25 distribuidores a actuar em território nacional.

Directório-Empresas