161 — ACEP apresenta Comissão Especializada Business to Consumer

Nov 21, 2001 | Conteúdos Em Português

A ACEP – Associação de Comércio Electrónico em Portugal apresentou recentemente a ”Comissão Especializada Business to Consumer”, numa conferência realizada na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

ACEP

Esta nova Comissão tem como objectivo promover acções que levem os consumidores a utilizarem o comércio electrónico como um meio preferencial para efectuarem transacções de bens e serviços, sejam estes físicos ou digitais. Tudo isto numa base de grande confiança.

Luís Valadares Tavares, presidente da ACEP, começou por apresentar a empresa que preside, a qual conta com apenas dois anos de actividade, e que está empenhada em relações de cooperação entre empresas. Disse: ”a iniciativa de lançar a ACEP partiu das empresas e com isso podemos atingir objectivos comuns que não seriam possíveis individualmente. A Comissão B2C tem protagonizado um grande nível de cooperação e pretende conquistar a confiança dos consumidores.”
Concluiu afirmando que ”o comércio electrónico é uma solução tranquila, sendo um sector a apostar.”

Um estudo da UNICRE, apresentado por Alexandre Nilo Fonseca, presidente da Comissão B2C, revela alguns pontos interessantes. Como indicador positivo relativamente à compra on line em lojas portuguesas ”é a primeira vez, desde 1999, que a percentagem de compras efectuadas em Portugal, ultrapassa as realizadas em lojas estrangeiras ao mesmo tempo que o número de compradores que afirma comprar tudo em lojas portuguesas aumenta significativamente.”

Alexandre Nilo Fonseca adiantou ainda que ”há bons serviços, mas o consumidor não sente grande segurança nos pagamentos, bem como na confidencialidade. Por isso a nossa missão é levar as pessoas a experimentar o comércio electrónico e fazê-las valorizar estes factores reais, onde incluímos também a comodidade.” Disse ainda que ”vamos lançar boas práticas de comércio online com base na confiança, segurança, fiabilidade, eficácia e conformidade que são a chave do sucesso do Comércio Electrónico.”

Depois desta apresentação que teve como objectivo lançar uma campanha de comunicação que promova o Comércio Electrónico, como a forma preferencial de aquisição de bens e serviços, seguir-se-á, no primeiro trimestre de 2002, o início do desenvolvimento de um programa de boas práticas para operações online que contemple as condições de venda, a privacidade, a segurança e as políticas de reclamações.

A campanha promocional para este lançamento engloba um anúncio de televisão que irá ser exibido até meio de Dezembro, três anúncios de imprensa, três Pop-Ups, bem como divulgação no site da ACEP.

A actuação das empresas membro junto desta Comissão visa um trabalho em cooperação com o objectivo de uma maior utilização do Comércio Electrónico, sem nunca descurar o Comércio Tradicional.
São elas: BesNet, Banco Espírito Santo, Caixa Geral de Depósitos, Unibanco, Clix, SicOnline, Continente OnLine, Exit, Giganetstore.com, GlobalShop, TV Interactiva, Vizzavi, MBNet, Sapo e Shopping Direct.

Por Maria João Nunes

http://www.portugalacep.org/

Em Foco – Empresa