Lisboa, 19 de Dezembro de 2002 – A HP, a Braun, a Electrolux e a Sony, acabam de anunciar que se vão unir para avaliar, desenvolver e colocar em prática uma plataforma de recolha e gestão de lixo comum, criada para ir de encontro às necessidades específicas do mercado europeu dos bens eléctricos e electrónicos.
Esta iniciativa estratégica de protecção ambiental abre um novo capítulo no movimento europeu de protecção dos consumidores em relação ao impacto do desperdício eléctrico e electrónico. Com base no novo enquadramento normativo da União Europeia (EU) em relação a Waste Electrical and Electronic Equipment, Directiva WEEE, (Desperdício de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos), esta iniciativa promove a eficiência de custos, a responsabilidade individual e as estratégias inovadoras de reciclagem no mercado Europeu.
Desenvolvido por quatro das maiores empresas mundiais, este projecto encontra-se aberto à colaboração de outras companhias. Nesta fase, o primeiro passo consiste na notificação da DG Competition (Direcção-Geral da Concorrência), de acordo com as normas Europeias da concorrência.
Para Hans Korfmacher, Director dos Assuntos Ambientais na Braun, o nosso objectivo, com a implementação da Directiva WEEE, é a compra de serviços de reciclagem de alta qualidade no mercado Europeu com as melhores condições possíveis. Esperamos assim, minimizar os custos para os consumidores, os quais terão, eventualmente, que financiar uma solução de reciclagem através do aumento do preço dos produtos. Ao introduzir esta primeira plataforma pan-Europeia, procuramos estabelecer serviços pan-Europeus e uma competição além fronteiras no espaço comunitário da gestão de lixo, acrescentou este responsável.
Até à data, as leis de reciclagem electrónica estão em vigor na Bélgica, nos Países Baixos, na Noruega, na Suíça e na Suécia. Esta legislação levou à concretização de um consórcio nacional, em cada país, que constituía a única opção para os fabricantes.
A HP, a Braun, a Electrolux e a Sony irão cooperar através desta plataforma, de modo a complementar e a suportar as abordagens existentes, ou alternativas, à reciclagem dentro dos Estados-membros da UE.
A este propósito Klaus Hieronymi, director Geral da Environmental Business Organization da Hewlett-Packard para a Europa, Médio Oriente e África, afirma que face ao princípio da responsabilidade do produtor individual estabelecido pela directiva WEEE, esta plataforma de cooperação é uma abordagem prática para implementar e suportar esta nova maneira de encarar a recuperação de produtos. Este responsável adianta ainda que a plataforma logística de recolha de lixo irá beneficiar de todas as especialidades de planeamento e de gestão logística destas quatro organizações multinacionais.
Além de desenvolver uma plataforma comum para a recolha de lixo, as quatro empresas estão determinadas em criar capacidades de reciclagem e assegurar um design adaptável para uma reciclagem de produto mais eficaz.
De acordo com Kieren Mayers do Environmental Center Europe da Sony International (Europa), esta iniciativa vai incentivar a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologia de reciclagem e criar novos princípios de design ecológico. Prevê-se que um dos efeitos benéficos será o aumento significativo da quantidade de reciclagens, tornando a sua incorporação na concepção dos produtos muito mais viável e menos dispendiosa.
Viktor Sundberg da Electrolux, acrescentou que a reciclagem de produtos beneficia o ambiente e o consumidor. Através desta iniciativa a Braun, a Electrolux, a HP e a Sony reconheceram a importância do tratamento de desperdícios, para proteger o ambiente para as gerações futuras. Mais, reconhecemos a importância de alcançar este objectivo através de um modo economicamente viável. A recuperação do desperdício terá de ser incorporada no modelo de negócio e tratada como uma parte central do negócio.
Sobre a HP
A HP é líder global no fornecimento de produtos, tecnologias, soluções e serviços para consumidores individuais e empresas. A oferta da empresa abrange infra-estrutura TI, computação pessoal e dispositivos de acesso, serviços globais e imagem e impressão. A HP completou o processo de fusão com a Compaq Computer Corp. a 3 de Maio de 2002. Para mais informações sobre a HP pode consultar o endereço: http://www.hp.com.
A HP Portugal
A HP começou a operar no mercado português em 1990. No ano fiscal de 2001, a HP teve um volume de vendas (consolidado com a Compaq) em Portugal superior a 431 milhões de euros, liderando o mercado português nos segmentos de produto (fonte: IDC): impressoras com uma quota de mercado de 74%,computadores pessoais com uma quota de mercado de 31,7%, computadores portáteis com uma quota de mercado de 41,9% e servidores Intel com uma quota de mercado de 55,7%, servidores UNIX e storage com uma quota de mercado de 40%. Suporte ao cliente e informação sobre a HP em Portugal e seus produtos, soluções e serviços estão disponíveis em http://www.hp.pt
Sobre a Braun
A empresa alemã Braun GmbH, uma subsidiária da The Gillette Company, fabrica uma vasta variedade de produtos que combinam a inovação, fiabilidade e o design criativo, abrangendo desde máquinas de barbear eléctricas a utensílios de diagnóstico pessoal, e desde produtos de higiene oral e produtos de beleza a aparelhos domésticos. Os produtos Braun são distribuídos em todo o mundo.
Sobre a Electrolux
O Electrolux Group é o maior produtor mundial de aparelhos eléctricos para cozinha, limpezas e utilização exterior, como frigoríficos, máquinas de lavar, fogões, aspiradores, serras eléctricas, cortadores de relva e tractores para jardins. Todos os anos, clientes em mais de 150 países compram mais de 55 milhões de produtos do Electrolux Group, tanto para uso doméstico, como profissional, vendidos sob marcas tão famosas como a AEG, a Electrolux, a Zanussi, a Frigidaire, a Eureka e a Husqvarna.
Sobre a Sony Europe
A Sony fabrica produtos áudio, vídeo, comunicações e tecnologias de informação para o consumidor global e mercados profissionais. Com a música, imagens, jogos e negócios online, a Sony encontra-se numa posição privilegiada para se tornar numa empresa de entretenimento em banda larga líder no século XXI. Na Europa, a Sony registou vendas consolidadas anuais na ordem dos 14,76 mil milhões de euros no final do ano fiscal terminado a 31 de Março de 2002. A Sony Europe, cuja sede se encontra no Sony Center em Potsdamer Platz, em Berlim, é responsável pelos negócios electrónicos europeus e registou vendas consolidadas de 9,36 mil milhões* de euros no ano fiscal terminado a 31 de Março de 2002. Para mais informações sobre a Sony Europe consultar: http://www.sony-europe.com.
(* Os valores para o sector dos telefones celulares a partir de 1 de Outubro de 2001, estão excluídos das vendas consolidadas da Sony Europe.)
http://www.hp.pt
Dossiers-Empresas