1411 — SUN E INDÚSTRIA WIRELESS LANÇAM MIDP 2.0

Dec 11, 2002 | Conteúdos Em Português

Lisboa, 10 de Dezembro de 2002 – A Sun Microsystems Inc. acaba de anunciar a conclusão do standard Mobile Information Device Profile (MIDP 2.0) e a disponibilidade da especificação final MIDP 2.0, implementação de referência conjunto de testes de compatibilidade e versão beta do J2ME Wireless Toolkit 2.0 Desenvolvido por mais de 50 empresas líderes mundiais em soluções wireless com o objectivo de alargar a funcionalidade tecnologia Java para sistemas móveis, o MIDP 2.0 vem melhorar o suporte de jogos, gráficos vídeos, áudio, segurança e outras características para sistemas móveis, tais como telefones celulares e assistentes digitais pessoais.

‘O MIDP 2.0 é um importante marco na evolução dos sistemas móveis, quer para fornecedores de conteúdos para o mercado de consumo, quer para empresas interessadas no desenvolvimento e implementação segura de serviços móveis empresariais’, afirma Alan Brenner, Vice-Presidente Consumer and Mobile Systems Group da Sun Microsystems. ‘Este lançamento vai originar novas oportunidades em termos de receitas para todos os participantes da indústria e permite dar um impulso ao crescimento da linguagem Java como standard para serviços móveis’.

‘Como especificação de liderança para o processo de desenvolvimento do MIDP, a Motorola está satisfeita em colaborar com outras indústrias líderes de forma a trazer a tecnologia Java para sistemas móveis, afirma Philip Gilchrist vice-presidente de Global Standards e Technical Asset Management do sector de Personal Communications da Motorola. ‘A Motorola defende que o MIDP 2.0 melhora a posição da tecnologia Java como a plataforma para o desenvolvimento de serviços e aplicações diferenciadas para a indústria móvel’.

‘O MIDP 2.0 é um marco importante para a indústria móvel. A nova especificação permite aos programadores tirar vantagens competitivas das diversas características dos sistemas móveis, e por esta razão torna-se possível construir ainda mais aplicações Java para ambientes móveis. A Nokia é uma das empresas que mais tem suportado as soluções standard. Estamos comprometidos com a tecnologia Java e tencionamos iniciar a implementação do MIDP 2.0 nas ferramentas e lançamento de produtos durante o ano de 2003. Acreditamos que o MIDP 2.0 irá ser uma solução atractiva que irá ao encontro das exigências de toda a indústria móvel,’ afirma Jouko Hayrynen Vice-Presidente, Forum Nokia da Nokia Mobile Software.

Indústria móvel utiliza tecnologia Java nos serviços móveis de dados
Mais de 50 milhões de telemóveis preparados para a tecnologia Java foram distribuídos a nível mundial pelos principais operadores de serviços representando todos os principais sistemas de redes sem fios, incluindo GSM/GPRS, CDMA, PDC, iDEN e W-CDMA. Actualmente, vinte dos principais operadores de serviços mundiais estão a oferecer 29 implementações de serviços móveis baseados na tecnologia Java na Ásia, Europa e Estados Unidos. Além disso, mais de 30 implementações adicionais estão previstos ou em fase de experimentação.
Os operadores de serviços europeus e americanos, incluindo Vodafone, T mobile, AT&T Wireless, Sprint PCS, Nextel, entre outros, têm estado a redireccionar o seu investimento em redes de dados móveis com a tecnologia Java.
Novas características do MIDP 2.0

Com a disponibilidade do MIDP 2.0, os fabricantes e fornecedores de serviços vão ter a capacidade de distribuir, de forma mais rápida e com custos reduzidos, novas funcionalidades, aplicações mais poderosas e uma experiência enriquecida para os dispositivos móveis que utilizam a plataforma Java 2, Micro Edition (J2ME). Estabelecendo a fundação para mais aplicações móveis intuitivas e gráficas, o MIDP 2.0 oferece, a partir de agora, as seguintes funcionalidades:
– Interface avançado para o Utilizador: O MIDP 2.0 aperfeiçoa a experiência global do utilizador com alguns melhoramentos que tornam as aplicações mais interactivas e fáceis de utilizar. Fornece ainda maior extensibilidade e um layout mais flexível para melhorar a portabilidade da aplicação através de um vasto conjunto de componentes com dimensões diferentes de ecrãs.

– Suporte de multimedia: O MIDP 2.0 permite aos programadores aumentar as capacidades áudio de cada componente, acrescentando som e sequncias de som, volume e ficheiros WAV para aplicações MIDP que utilizam a plataforma standard.

– Suporte de jogos: O MIDP 2.0 acrescenta um API para jogos que fornece um standard de fundação para a construção de aplicações de entertenimento mais ricas, tirando vantagem das capacidades dos componentes gráficos para simplificar o desenvolvimento e fornecer maior controlo sobre os gráficos e o desempenho.
– Conectividade alargada: O MIDP 2.0 acrescenta suporte para standards de conectividade líderes da indústria para além do http, tais como HTTPS datagram, sockets, server sockets e comunicação de portas paralelas fornecendo diferentes formas de aplicações para a partilha de dados com os serviços back-end.

– Arquitectura ‘Push’: O MIDP 2.0 inclui um modelo de servidor do tipo ‘push’ em que os MIDlets podem ser registados para serem activados quando um dispositivo recebe informação do servidor. Isto permite aos programadores implementar as capacidades de detectar eventos nos dispositivos e nas redes dos operadores, incluindo alertas, mensagens e transmissão utilizando uma abordagem standard em aplicações MIDP. As aplicações móveis enriquecidas por esta tecnologia passam a incluir suporte para novas actualizações, transacções bolsistas, compras on line e mensagens em tempo real.

– Aprovisionamento Over-the-Air (OTA): Para garantir uma abordagem standard ao desenvolvimento de aplicações MIDP que funcione num conjunto de dispositivos móveis, o aprovisionamento OTA é exigido como parte da especificação MIDP. Define como os conjuntos MIDlet são descobertos instalados, actualizados e removidos nos dispositivos móveis e permitem que um fornecedor de serviços identifique quais os conjuntos MIDlet que irão funcionar num determinado dispositivo, obtendo relatórios de status a partir do dispositivo de instalação, actualização ou remoção.

– Segurança end-to-end: O MIDP 2.0 oferece um modelo de segurança robusto construído em standards abertos que protege a rede, as aplicações e os dispositivos móveis. Suporta HTTPS e implementa os standards existentes, tais como SSL e WTLS de forma a permitir a transmissão de dados de encriptação.
Entre os exemplos de amostras de aplicações que implementam as novas funcionalidades introduzidas no MIDP 2.0 incluem-se ficheiros de som de jogos de Karaoke numa rede wireless, jogos Arcade para múltiplos jogadores, acesso supply chain management (SCM) aos dados corporativos sobre uma conexão segura sem fios, alertas de tráfego para lançar uma aplicação de navegação, entre outros.

A Tecnologia MIDP
O MIDP é um conjunto dos APIs Java que em conjunto com Connected Limited Device Configuration (CLDC) fornece um ambiente de aplicação completo J2ME para suportar a maioria dos dispositivos de informação móvel de baixo custo actualmente utilizados, incluindo telefones móveis, assistentes digitais e determinados tipos de pagers. Fornece aos programadores Java a oportunidade de aplicarem os seus conhecimentos numa vasta variedade de dispositivos móveis, levando em consideração as características individuais e as limitações de cada um.

Para mais informações sobre o MIDP 2.0:
J2ME: java.sun.com/j2me
MIDP: java.sun.com/products/midp
MIDP dataste: java.sun.com/products/midp/midp-ds-pdf

Sobre a Sun Microsystems, Inc.
Desde a sua criação em 1982, uma única visão coerente – ‘The Network is the Computer’ – tem catapultado a Sun Microsystems, Inc. (Nasdaq: SUNW) para a liderança no fornecimento de plataformas hardware, software e serviços que propiciam às empresas a expansão do poder da Internet. A Sun está presente em mais de 100 países e na World Wide Web em pt.sun.com

http://pt.sun.com/

Dossiers-Empresas