O fabricante francês de Smart Cards Gemplus está a levar a cabo uma reestruturação que supõe o despedimento de mil funcionários, ou seja, 15% de uma equipa de 6.500, anunciou a empresa, hoje, em comunicado. Com o plano de reestruturação, a companhia espera poupar 100 milhões de euros por ano.
Apesar da redução de empregados, a empresa garante que os volumes de produção vão ser comparáveis aos de 2002, sendo que não está previsto o encerramento de nenhuma unidade. Pelo contrário, La Ciotat, em França, vai ver nascer um polo tecnológico de investigação e desenvolvimento, reafirmando o país como o coração da empresa. A Gemplus espera reforçar a sua posição no mercado e relançar a actividade com o desenvolvimento de Smart Cards na área de segurança.
O grupo está numa frágil situação económica devido à conjuntura crítica do mercado das telecomunicações. A facturação da companhia, este ano, não chega aos 800 milhões de euros. No entanto, a empresa espera poupar 200 milhões de euros até 2004.
Recorde que a Gemplus já tinha implementado outro plano de reestruturação, recentemente, que levou ao despedimento de 1.200 funcionários.
2002-12-09
Em Foco – Empresa