O 4º Salão Profissional de Call Centers e CRM Solutions mostrou a evolução positiva que o mercado português tem vindo a sofrer nesta matéria. É esta a convicção de Luís Brites, director geral em Portugal do Card Protection Plan, ao afirmar hoje os conceitos estão consolidados.
Questionado sobre o balanço do primeiro dia da acção sobre Os Contact Centers da Nova Geração: as Evoluções Tecnológicas, Luís Brites assegura que não podia ser mais positivo. A principal constatação é que os conceitos estão consolidados, uma mudança notória face àquilo que se verificava há três anos atrás, quando ainda existia uma grande confusão sobre o que era o CRM . Esta realidade levou a que se cometessem muitos erros, uma vez que sem conceitos consolidados, acabavam por registar-se muitos investimentos que não alcançavam o retorno esperado.
Depois da consolidação dos conceitos, Luís Brites identifica como próximo passo a dar a materialização dos projectos, lembrando com satisfação que o mercado dos call centers e do CRM em Portugal não está em retracção. Falta, portanto, a experiência prática, uma vez que em termos de conceitos, não estamos muito longe dos nossos colegas estrangeiros, sublinha o profissional.
A principal dificuldade apontada neste momento é o facto destas aplicações só estarem praticamente disponíveis nas grandes empresas, deixando de fora as organizações de menor dimensão. Para que esta situação se altere é necessária e fundamental a ajuda dos media , defende.
2002-12-04
Dossiers-Dossiers Especiais