1316 — ATENA factura 8 milhões de euros

Dec 4, 2002 | Conteúdos Em Português

A ATENA, Serviços de Telecomunicações, prevê fechar o ano de 2002 com uma facturação da ordem dos 8 milhões de euros, um crescimento de 70% em relação ao ano transacto.

Também no que diz respeito ao acordo com a Selta a empresa cumpriu todos os objectivos propostos.
Recorde-se que a ATENA assinou no primeiro semestre deste ano com a Selta, um fabricante de equipamentos de telecomunicações italiano, uma parceria que possibilita à empresa portuguesa deter a exclusividade da distribuição dos sistemas de Comunicação Empresarial desta marca em Portugal.

Depois de alguns meses de preparação, nomeadamente da estratégia a desenvolver e conhecimento de todas as potencialidades da marca, a ATENA arrancou com a rede de distribuidores.
Até ao momento, a empresa nacional conta já com 12 empresas distribuidoras, um número que deixa Vera Araújo, responsável pela Selta na ATENA, bastante satisfeita.
«Tendo como meta até ao final do ano, posso dizer que a adesão do canal de distribuição ao projecto Selta superou todas as nossas expectativas», acrescenta a mesma responsável.

Para o início do próximo ano Vera Araújo pretende alargar a rede de distribuidores ao Norte do país, ao Algarve e também aos Arquipélagos dos Açores e Madeira.

Em termos de facturação, para 2003 a meta para a Selta está em atingir os 600 mil euros.

O acordo com a Selta surge na sequência de um processo de reposicionamento estratégico da ATENA que, criada em 1997, exerceu a sua actividade enquanto prestador de serviços no sector das telecomunicações. A empresa nacional sentiu ser necessário diversificar e alargar o seu âmbito de actuação, nomeadamente criando uma estrutura comercial.

Também a Selta está actualmente a apostar na internacionalização, criando filiais para a Europa central e para o mercado ibérico. A Selta possui delegações em Munique e Madrid onde centraliza a operacionalização do negócio.

Vera Araújo, responsável pela Selta na ATENA, justifica a escolha da marca italiana referindo que «este fabricante reúne um conjunto de características que nos vão permitir criar a diferença e ter sucesso em Portugal numa área tão difícil como esta».

A ATENA está a comercializar toda a gama relativa ao sector das Comunicações Empresariais, como sejam os Sistemas SAE KEY para SOHO e PMES, Sistemas SAE PLUS para médias empresas e os Sistemas SAE 3000 para elevadas capacidades.

Vera Araújo tem como objectivo implantar a marca em Portugal no máximo em dois anos.

Dossiers-Empresas