1300 — Unisys utiliza imagens 3D para identificar indivíduos através da textura da pele, expressões faciais e envelhecimento

Dec 3, 2002 | Conteúdos Em Português

A Unisys Corporation vai trabalhar, em conjunto com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, na introdução da Tecnologia de Segurança Biométrica, em locais de grande afluxo de pessoas (ex: edifícios de escritórios, aeroportos, bancos, etc.).

A Biometria é uma tecnologia de vanguarda que identifica as características únicas de cada indivíduo, tais como impressões digitais, padrão da íris, traços faciais, geometria da mão e da voz. Actualmente, a Unisys já consegue reproduzir imagens a 3D a partir de fotografias de indivíduos, o que possibilita a sua identificação através da textura da pele, expressões faciais e envelhecimento.

A Unisys e os seus parceiros da indústria e do meio académico encontram-se a pesquisar formas de melhorar a actual tecnologia de reconhecimento facial, de modo a aperfeiçoar a identificação de indivíduos a partir de uma base de dados de fotografias a duas dimensões.

A equipa de profissionais da Unisys está a trabalhar na conversão de fotografias, usando um programa gerador de modelos a três dimensões, com variáveis como a textura da pele, expressões faciais e envelhecimento. Para além disso, a equipa vai procurar automatizar o movimento, de forma a imitar o movimento humano.

A ser aprovado este programa, as autoridades poderão tirar o máximo partido dos milhares de fotografias arquivadas, de modo a fornecer assistência a processos de pedidos de vistos e passaportes, bem como ao controle de acesso a determinadas instalações.

A pesquisa inclui, também. o estudo de soluções emergentes de biométrica, tais como reconhecimento auditivo e facial a três dimensões. Este projecto específico foi concebido para dar continuidade a um programa de suporte de pesquisa e desenvolvimento com o Departamento de Defesa, com o objectivo de desenvolver uma solução de “escritório inteligente” para a segurança de indivíduos, em locais de grande movimento.

O objectivo do programa é integrar tecnologias biométricas que permitam identificar as pessoas que entrem num escritório; controlar os acessos a diversas salas, dentro de um determinado espaço; detectar actividade e movimento e fornecer capacidades de ligação a redes e estações de trabalho.

”Estamos satisfeitos por podermos demonstrar, ao Departamento de Defesa Norte-Americano, a aplicação estratégica de soluções biométricas integradas, e gostaríamos de poder mostrar aos responsáveis desta entidade de que forma podem ajudar a garantir a segurança dos seus profissionais e a integridade das suas redes”, declarou Greg Baroni, presidente de Global Public Sector da Unisys.

As implicações da tecnologia biométrica são muito vastas. Podem ser utilizadas em combinação com soluções de segurança já existentes e com outras tecnologias biométricas, de modo a fornecer níveis de segurança adicionais.

As aplicações biométricas incluem: controlo de acesso a edifícios, acesso a aplicações e redes informáticas; investigação criminal; prevenção de fraude; e ainda movimentos trans-fronteiriços, entre outros. A partilha desta informação, entre as autoridades e outros organismos oficiais, é fundamental para a protecção e segurança de pessoas, dados, redes, fronteiras e edifícios.

Os parceiros deste projecto incluem a AcSys Biometrics de Toronto, uma subsidiária da Nexus Corporation (TSE: NXS); o Dr. Peter Belhumeur e a sua equipa de investigação da Universidade de Columbia; o Dr. David Kriegmane e a sua equipa de investigação da Universidade da Califórnia em San Diego; a Identix of Minnetonka, do Minnesota (NYSE: IDNX); a Genex Technologies, Inc., de Kensington, Maryland.; e a Geometrix, de San José, Califórnia.

Dossiers-Empresas