Lisboa, 26 de Novembro de 2002 – A HP, líder global no fornecimento de produtos, tecnologias, soluções e serviços para empresas e consumidores individuais, acaba de anunciar um programa que atenua as dificuldades e custos de migração para empresas que optaram pela solução de gestão de serviços all-in-one da HP, denominada HP OpenView Service Desk.
Assim, mais de 40 clientes como a Avaya, a Ciba SC e a Hoffmann-La Roche , transitaram sem problemas para a solução HP OpenView Service Desk utilizando o programa de migração.
Ao abandonar fabricantes como a Peregrine, a Remedy, a IBM Tivoli e a CA, entre outros, estes clientes confiaram nas capacidades do novo programa da HP, que proporciona uma redução de custos que pode ascender até aos 50 por cento. Para além deste factor, o HP OpenView Service Desk permite às empresas dar um passo em direcção à verdadeira gestão de serviços.
Os componentes do programa incluem uma avaliação das despesas e dos riscos do actual sistema de gestão de serviços do cliente, para além de ferramentas de serviços e automatização que proporcionam uma transição sem percalços.
Na opinião de Thomas Schell, Director de Projectos a nível mundial da Hoffmann-La Roche, O nosso desafio era implementar um processo consistente de gestão global de serviços, com a capacidade de aceitar as variações regionais e os procedimentos locais. Devido a estes desafios, decidimos colocar de parte vários sistemas da Remedy, utilizados em todo o mundo, e optar por uma instalação central do HP OpenView Service Desk. Estas mudanças proporcionaram-nos uma solução de gestão de serviços all-in-one e a poupança de uma quantia considerável de dinheiro.
A solução da Hewlett Packard funciona com organizações empresariais e fornecedoras de serviços, automatizando-lhes os processos de negócio, serviços e infra-estruturas em todos os departamentos. Tendo como base as normas IT Infrastructure Library, o HP OpenView Service Desk disponibiliza funcionalidades directamente da caixa sem comprometer com isso a flexibilidade, ou abertura, do sistema.
Em relação às razões para trocar de solução, Mark Whatman, Gestor Sénior de TI na Avaya, refere que mudámos da Remedy para a HP porque o seu software representou para nós a oportunidade de reconfigurar os nossos próprios sistemas. Ou seja, não tivemos que desenvolver ou investir mais para os reconfigurar, o que iria significar mais tempo e dinheiro gasto. O HP OpenView Service Desk funcionou directamente da caixa, o que nos auxiliou a configurar, integrar e enviar as nossas soluções em menos de três meses.
Segundo Jean-Philippe Draye, Gestor de Arquitectura de Sistemas na Avaya, o esforço adicional e recursos exigidos ao suporte da solução de gestão da Remedy fizeram com que a nossa decisão de mudar para o HP OpenView Service Desk fosse mais fácil.
Para suportar o seu helpdesk, a Global Information Technology and Consulting (GIC) instalou o Peregrine Service Center, uma solução que já não responde às suas exigências. Mas, graças à solução HP já dispomos da capacidade para implementar SLAs (acordos de nível de serviços) específicos para cada cliente, adiantou o gestor de PC/LAN desta empresa, Karl Jauker.
A empresa Ciba SC, líder global no sector dos químicos, possui um departamento de tecnologias de informação que serve mais de 15 mil utilizadores. Na tentativa de reduzir os processos de mudança e configuração, e de consolidar as tarefas dos serviços de atendimento, a Ciba deu início a um projecto mundial de consolidação de serviços.
No seguimento deste projecto a empresa decidiu construir a nossa solução Consolidated Service Desk com o HP OpenView, optando pelo HP OpenView Service Desk ao invés da solução de helpdesk que possuíamos. A razão da mudança prende-se com a facilidade de uso do programa, a sua forte compatibilidade ITIL e a vasta experiência de consultoria que a Hewlett Packard tem nesta área.
Para além das empresas previamente referidas, também uma organização governamental, com mais de mil funcionários no sector de tecnologias de informação e uma das infra-estruturas de TI mais complexas do mundo, transitou com sucesso para o HP OpenView Service Desk. Anteriormente, esta organização estava a recorrer a dois produtos Peregrine Service Center em separado para a gestão de incidentes e mudança de configurações.
Cada vez que era necessário efectuar alterações numa configuração, era impossível determinar as suas implicações, o que os expunha a riscos indefinidos. Para resolver esta questão e reduzir a exposição a perigos, esta organização optou, com a ajuda do HP Services, pela instalação do HP OpenView Service Desk.
Esta solução caracteriza-se por ajudar os clientes a gerir os seus negócios empresariais, definindo acordos de nível de serviços e a totalidade da infra-estrutura da qual os serviços dependem. Além disto, também aproxima a gestão operacional e de clientes, permitindo às organizações empresariais e aos fornecedores de serviços diferenciar níveis de serviços e a gestão da experiência do cliente, ou do consumidor final.
Para Jim Grant, Director Geral da HP OpenView Business Unit, as organizações actuais de TI enfrentam o desafio de aperfeiçoar os seus serviços e de melhorar os orçamentos empresariais com menos recursos. Os clientes estão a escolher a HP, ao invés da concorrência devido às nossas soluções de gestão integrada, processos e planeamento de recursos para os levar até ao próximo nível e optimizar as complexas infra-estruturas de TI com tranquilidade.
Sobre a HP
A HP é líder global no fornecimento de produtos, tecnologias, soluções e serviços para consumidores individuais e empresas. A oferta da empresa abrange infra-estrutura TI, computação pessoal e dispositivos de acesso, serviços globais e imagem e impressão. A HP completou o processo de fusão com a Compaq Computer Corp. a 3 de Maio de 2002. Para mais informações sobre a HP pode consultar o endereço: http://www.hp.com.
A HP Portugal
A HP começou a operar no mercado português em 1990. No ano fiscal de 2001, a HP teve um volume de vendas (consolidado com a Compaq) em Portugal superior a 431 milhões de euros, liderando o mercado português nos segmentos de produto (fonte: IDC): impressoras com uma quota de mercado de 74%,computadores pessoais com uma quota de mercado de 31,7%, computadores portáteis com uma quota de mercado de 41,9% e servidores Intel com uma quota de mercado de 55,7%, servidores UNIX e storage com uma quota de mercado de 40%. Suporte ao cliente e informação sobre a HP em Portugal e seus produtos, soluções e serviços estão disponíveis em http://www.hp.pt
http://www.hp.pt
Dossiers-Empresas