Paralelamente ao 12.º Congresso das Comunicações, estão reunidas no Customer Lounge algumas das principais empresas do sector, que patrocinam ou apoiam o evento. Entre as maiores das telecomunicações, a oportunidade está a ser aproveitada para divulgar novos produtos e serviços .
A PT marca este ano presença apostando na expansão da banda larga. Com demonstrações, ao longo dos três dias do evento, das suas mais recentes soluções para os vários segmentos de mercado Empresariais, PMEs, SoHo e residenciais -, a empresa tem em exposição soluções Internet desenvolvidas para públicos alvo. Por exemplo, os Kits Telepac ADSl.pt. para os profissionais liberais, micro empresas e PMEs, o Sapo ADSL.pt para o mercado residencial, o Netcabo, a TV Interactiva e os produtos estrela WirelessOffice (PrimeOffice in @box) e WirelessHomeOffice e ainda as soluções Móveis da TMN para a banda larga UMTS e acesso Internet via GPRS .
A TMN tem ainda o NMS (serviços de mensagens multimedia, texto, som e imagem para envio de mail), o SIM Smart Kit, VPN´s (Redes Privativas de Voz) e muitos modelos de telemóveis. Recorrendo à cobertura de rede UMTS instalada no recinto da exposição com o apoio da Ericsson, a TMN disponibiliza dois conjuntos de terminais que permitem aos participantes experimentar as funcionalidades deste serviço de terceira geração.
De destacar também a nova oferta ADSL Wireless – o escritório sem fios – que vem facilitar a utilização da Internet e ajudar as empresas a promover os seus negócios, reduzindo custos. Está ainda disponível o MID Marconi Internet Direct , serviço de acesso internacional à Internet.
«Consciente das suas responsabilidades sociais», segundo Eugénia Dimas, do Gabinete de Comunicação da Direcção de Gestão do Conhecimento da PT, a empresa lançou dois novos produtos, o PT Mutatis e o PT Conversas terminais de emergência para idosos, deficientes motores e deficientes auditivos.
Por sua vez, a Vodafone está a marcar uma forte presença, com a demonstração do serviço Vodafone Live, lançado este mês no mercado. Segundo Miguel Caridade, gestor de produto Vodafone Live , «pretendemos divulgar as várias componentes do serviço que integram este conceito inovador no mundo das comunicações móveis».
O conceito Vodafone Live assume-se como uma nova maneira de comunicar que, para além de disponibilizar os serviços habituais, transporta o cliente Vodafone para a comunicação através de cor, imagem e som.
Este serviço assenta em quatro conceitos fundamentais: mensagens Multimedia (MMS), a que se juntou um álbum Multimédia, toques polifónicos, jogos Java e um portal Vodafone Live. Como adianta Miguel Caridade, «ainda não tinha sido oportuno lançar no mercado, por exemplo, a tecnologia de toques polifónicos ou a dos jogos Java, mas já as temos há algum tempo». A novidade reside no conjunto do terminal Vodafone Live , que está adaptado a estes serviços e nos conteúdos disponibilizados por exemplo, cerca de mil toques polifónicos e mais de cem jogos disponíveis a cores.
O primeiro impacto no mercado deste novo terminal pode ser avaliado a partir do volume de vendas, «que tem sido muito positivo, atendendo ao custo deste telefone» (499 euros). Além disso, os consumidores estão a manifestar bastante interesse pelo conceito Vodafone Live , revelando «muita vontade de experimentar as suas funcionalidades.
Os equipamentos que suportam este serviço são, nesta fase de lançamento, o Sharp GX 10, o Panasonic GD 87 e o Nokia 7650 . Todos eles têm câmara incorporada, um requisito essencial para atender a este conceito, que visa captar o momento, de forma inesperada.
Para além desta grande novidade, a Vodafone está a realizar breves demos da 3.ª geração móvel, com demonstrações da rede 3G de serviço streaming , serviço de Internet e serviço de Vídeotelefonia.
Por Gabriela Costa
(gabriela.costa@centrodecontacto.com)
2002-11-28
Dossiers-Plano Editorial