1192 — Servidores HP baseados no processador Intel Itanium 2 estabelecem marcas record em desempenho

Nov 25, 2002 | Conteúdos Em Português

hpOs sistemas baseados em Itanium 2 oferecem funcionalidades Multi-OS e proporcionam uma flexibilidade e protecção de investimento sem precedentes.

Lisboa, 21 de Novembro de 2002 – A HP, líder global no fornecimento de produtos, tecnologias, soluções e serviços para empresas e consumidores individuais, acaba de anunciar que o servidor HP Server rx5670, que inclui o processador Intel Itanium 2, alcançou desempenhos record através de fluxos de trabalho múltiplos.

A vasta gama de produtos HP, com servidores baseados em processadores Intel Itanium 2, proporciona a funcionalidade múltipla de sistemas operativos necessária para suportar os vários fluxos de trabalho dos centros de dados das empresas. A par do suporte para os sistemas operativos Microsoft Windows, Linux e HP-UX, é também disponibilizada a flexibilidade, desempenho e relação preço/desempenho requerida para gerir eficazmente os custos das aplicações empresariais mais exigentes.

A colaboração estreita entre a Hewlett Packard e os seus parceiros em áreas de desenvolvimento e criação, tem vindo a proporcionar resultados líderes de mercado, que resolvem os fluxos de trabalho mais complexos e intensivos. Em relação ao HP Server rx5670, este conseguiu obter o primeiro resultado certificado baseado em Windows para a solução SAP Advanced Planner and Optimizer Demand Planning (SAP APO-DP) a correr o Microsoft Windows. Isto, para além dos resultados record alcançados em testes para o SPECweb99_SSL a correr o Linux e para o SPEDjbb2000 a correr HP-UX.

Para Mark Hudson, Vice Presidente de Marketing, da HP Business Critical Systems, “o empenho da HP e da Intel na arquitectura Itanium produziu um ecossistema baseado em Itanium 2 preparado para empresas. Com os conhecimentos sem paralelo da HP e serviços abrangentes, os clientes podem instalar rapidamente os sistemas baseados no processador Itanium 2 nos seus ambientes. Esta opção proporciona-lhes mais flexibilidade ao ir de encontro das exigências empresariais, que se encontram em constante mudança, e representa um investimento em segurança sem precedentes”.

Na opinião de Jonathan Eunice, analista principal e consultor de TI, na Illuminata, “os números do desempenho do processador Itanium 2 são impressionantes. Mais conclusivos do ponto de vista do consumidor, são uma série de excelentes resultados provenientes de testes recentes a bases de dados, Web e aplicações. Estes confirmam a aptidão da plataforma para a informática comercial”.

O HP Server rx5670, com quatro processadores Itanium 2 a 1-GHz, detém a distinção de ser o primeiro servidor baseado no sistema Windows a ganhar um certificado SAP Standard Application APO-DP Benchmark. O resultado do modelo rx5670 ultrapassou a marca do equipamento com quatro processadores, que antes era líder, em 15 por cento, alcançando 157,555/hora de combinações de características planeadas num nível agregado a correr o Microsoft Windows Advanced Limited Edition, na versão 1.2, e o Microsoft SQL Server 2000 (64-bit) na versão beta de base de dados. O resultado demonstra aos clientes a capacidade de desempenho líder do servidor para modelos planeados de cadeias de procura e de oferta.

A Hewlett Packard conseguiu ainda, em colaboração com a Zeus Technology, um fornecedor líder de infra-estrutura de servidores Web, produzir o melhor resultado de desempenho, segundo o standard do benchmark SPECweb99_SSL, com um sistema de quatro processadores a correr o Zeus Web Server para Linux.

O HP Server rx5670 ultrapassou facilmente as marcas de outros equipamentos, atingindo uma classificação de 1.498 ligações simultâneas. Este resultado é superior em mais de 50 por cento ao alcançado pelo modelo p630 da IBM, resultante da utilização de um processador Power4 a 1-GHz, e é mais do que o dobro do resultado obtido pelo V480 da Sun a utilizar o processador a 900-MHz UltraSPARC III.

Refira-se que as medições dos testes SPECwebb99_SSL determinam a capacidade de um servidor para lidar eficazmente com transacções seguras através da Web, assumindo grande importância para empresas que actuem nesta área.

Por outro lado, o HP Server rx5670 a correr o sistema HP-UX Java para HP alcançou o resultado de 63.414 operações por segundo, o melhor no benchmark SPECjbb2000 com quatro processadores. Este nível de desempenho excedeu em 33 por cento a marca conseguida pelo sistema baseado em RISC com quatro processadores da IBM, e em 46 por cento o sistema também baseado em RISC com oito processadores da Sun.

O benchmark SPECjbb2000 é utilizado para avaliar o desempenho Java do servidor, e demonstra a avaliação mais representativa e objectiva da capacidade de um servidor correr as aplicações J2EE (Java 2 Enterprise Edition).

Suportado pelo processador Intel Itanium 2, pela alta largura de banda e baixa latência do HP Chipset zx1, o HP Server rx5670 detém agora as posições líderes de mercado na categoria de servidores com quatro processadores para os seguintes benchmarks comerciais:

Nº1 – benchmark TPC-C OLTP
Nº1 – benchmark de transacções seguras na Internet SPECwebb99_SSL
Nº1 – benchmark de serviço Java SPECjbb2000
Nº1 – benchmark SAP APO-DP para um servidor baseado em Windows com quatro processadores

Para aceder a mais informações sobre as soluções HP baseadas nos processadores Intel Itanium consulte HTTP://www.hp.com/go/itanium.

Sobre a HP

A HP é líder global no fornecimento de produtos, tecnologias, soluções e serviços para consumidores individuais e empresas. A oferta da empresa abrange infra-estrutura TI, computação pessoal e dispositivos de acesso, serviços globais e imagem e impressão. A HP completou o processo de fusão com a Compaq Computer Corp. a 3 de Maio de 2002. Para mais informações sobre a HP pode consultar o endereço: http://www.hp.com.

A HP Portugal

A HP começou a operar no mercado português em 1990. No ano fiscal de 2001, a HP teve um volume de vendas (consolidado com a Compaq) em Portugal superior a 431 milhões de euros, liderando o mercado português nos segmentos de produto (fonte: IDC): impressoras com uma quota de mercado de 74%,computadores pessoais com uma quota de mercado de 31,7%, computadores portáteis com uma quota de mercado de 41,9% e servidores Intel com uma quota de mercado de 55,7%, servidores UNIX e storage com uma quota de mercado de 40%

http://www.hp.pt

Dossiers-Empresas