A Plataforma de Comércio Electrónico: EternusCommerce, desenvolvida pela Unidade eBusiness do Laboratório de Informática e Sistemas do Instituto Pedro Nunes (IPNLis), venceu o 1º Prémio na categoria Comércio Electrónico e Suporte às PMEs, na quinta edição dos Prémios Multimédia XXI, evento Promovido pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC).
Tendo como objectivo a distinção dos projectos multimédia portugueses considerados mais inovadores, este prémio concreto, destina-se a premiar produtos vocacionados para o comércio via Internet e a utilização do multimédia nas empresas.
O trabalho apresentado pela Unidade eBusiness é fruto de uma investigação iniciada em 1997 e tem vindo a ser desenvolvido no sentido de aliar o estudo e aplicação das últimas tecnologias disponíveis à realidade do tecido empresarial.
A plataforma EternusCommerce está dotada de mecanismos capazes de suportar qualquer tipo de negócio como: gestão de utilizadores, gestão de encomendas com calculo automático de portes, gestão de pagamentos (desde os métodos tradicionais ao mais recentes MO/TO e MBNet), gestão de produtos, gestão de publicidade e descontos e relatórios vários, permitindo assim às empresas criarem a sua presença on-line.
A Unidade eBusiness do IPNLis é composta por um orientador do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, e antigo Director do IPNLis, um consultor especialista na área de comércio electrónico, e três jovens engenheiros, licenciados em Engenharia Informática pela mesma Universidade, especializados na área de comércio electrónico.
O Laboratório de Informática e Sistemas do Instituto Pedro Nunes desenvolve trabalho na área das Tecnologias da Informação e Comunicações com um conjunto de clientes em que se incluem a Siemens, S.A., PT Inovação, Visteon /Ford Electrónica , Hospitais e Administração de Saúde, Ministério da Justiça, Soporcel, Vodafone, S.A, Instituto Português da Qualidade, Inspecção Geral das Pescas, Observatório do Comércio, Câmaras Municipais, e outros.
Graças a este trabalho, acumulou um capital de conhecimento e experiência que lhe permite posicionar-se como entidade de referência na área.
http://www.ipn.pt/
Dossiers-Empresas