1041 — Paulo Figueiredo, gestor de negócio da Sinfic

Nov 18, 2002 | Conteúdos Em Português

Paulo Figueiredo, gestor de negócio da SinficPaulo Figueiredo, 31 anos, é gestor da Unidade de Negócio de Engenharia de Software da Sinfic – Sistemas de Informação Industriais e Consultadoria, S.A. Com um carácter tranquilo, detesta conflitos e integra-se de “corpo e alma” na estrutura da Sinfic, constituída por unidades de negócio com planos e orçamentos autónomos. Como revelou ao Centro de Contacto, gosta de trabalhar em equipa e trata os clientes como parceiros, «procurando desenvolver uma relação de médio prazo assente na competência e credibilidade».

Natural de Luanda, Angola, exerce funções na empresa desde Maio de 2000, tendo passado, anteriormente, pela Divisão de Serviços da IBM (1984/85) e por uma empresa de Gestão de Manutenção, em 1987, de que foi sócio.

Licenciado em Engenharia de Sistemas Decisionais, pela COCITE, Paulo Figueiredo assume o trabalho como uma prioridade na vida, a par da família. Como sublinha, uma das suas maiores preocupações é «evoluir profissionalmente ao nível das competências pessoais, para além do progresso natural da carreira».

Sem horário de trabalho estipulado (leia-se, quase sempre disponível para as solicitações da profissão), exerce a sua função com base em três parâmetros que considera essenciais: profissionalismo, satisfação das necessidades do cliente e aprendizagem pessoal constante. Neste último aspecto, procura manter-se actualizado relativamente ao mercado em que actua, através da leitura de artigos técnicos sobre engenharia e desenvolvimento de software e auscultando as ferramentas disponibilizadas pela concorrência. Refira-se que estas leituras implicam uma média de duas horas diárias.

Nos tempos livres, Paulo Figueiredo gosta de descansar, ir ao cinema e praticar pesca desportiva, deslocando-se para o efeito a algumas das muitas barragens portuguesas, como a de Aviz, Gaio ou Castelo de Bode.

A família – que muito em breve contará com um novo membro, o primeiro filho de Paulo Figueiredo -, acompanha-o nas viagens de lazer ao estrangeiro, que realiza pelo menos uma vez por ano. Preferindo os destinos paradisíacos das Caraíbas, quando parte de férias gosta de saber que está incontactável, já que o seu carácter não permite «distanciar-me suficientemente dos problemas de trabalho, quando estou por perto».

As viagens de trabalho são também uma constante, todos os anos, para participar na Conferência de Utilizadores da Rational (que decorre anualmente nos Estados Unidos) e na Conferência de Parceiros da Rational (também anual, mas organizada ao nível da Europa), parceira do Sinfic .

Por Gabriela Costa
(gabriela.costa@centrodecontacto.com)

2002-11-18

http://www.sinfic.pt

Em Foco – Pessoa