A IBS Portugal desenvolveu recentemente uma ferramenta de Gestão de Recursos Humanos o HCTT (Human Capital Team Tool) – destinada a médias e grandes empresas. Recorrendo à tecnologia Internet e à norma J2EE, este software da IBS permite disponibilizar a informação de gestão em tempo real, garante Luís Coelho, Director da Área de Novas Tecnologias da IBS .
Bastante distinta das tradicionais aplicações de pessoal e vencimentos, o HCTT é uma solução mais genérica, explica Luís Coelho, incluindo áreas como o recrutamento, gestão de recursos, formação, planeamento e controlo de tempos, medicina, higiene, segurança no trabalho e custos e receitas.
Esta aplicação informática permite, por exemplo, avaliar as necessidades de formação dos trabalhadores, consoante o serviço que efectuam e os objectivos da empresa nessa área. Este desempenho do HCTT é possível, porque tem incorporada uma Base de Dados de Conhecimento , que permite definir o perfil de cada trabalhador, diagnosticando assim as suas necessidades.
Em termos tecnológicos a solução HCTT utiliza a Norma J2EE. A aplicação é compatível com qualquer browser ou servidor Web. Tolera também qualquer sistema operativo (OS/400; UNIX; LINUX; WIN/NT, entre outros). No que respeita à base de dados permite a utilização de soluções como DB2 xx, ORACLE, SQL Server , entre outras.
Este produto de software foi desenvolvido nos laboratórios portugueses da IBS . A empresa perspectiva a comercialização do HCTT a nível internacional. Numa primeira fase o objectivo é entrar no mercado português, espanhol e brasileiro. A IBS estima concretizar, em Portugal, cerca de 20 instalações do software até Dezembro. Luís Coelho considera que estamos numa fase em que o mercado está a reconhecer a necessidade do produto, por isso trata-se de um processo evolutivo.
O HCTT destina-se às médias e grande empresas, nomeadamente as chamadas multi-empresas, que têm várias filiais espalhadas pelo país ou pelo mundo. Através da Internet ou Intranet pode utilizar-se a aplicação a qualquer hora e em qualquer lugar.
Convicto da grande importância deste tipo de software para a produtividade das empresas, Luís Coelho defende que as organizações devem apostar no seu valor humano, porque a diferença do sucesso das empresas está nas pessoas e nas suas actividades, tudo o resto pode ser copiado ou igualado.
Por: Patrícia Neca
(patricia.neca@centrodecontacto.com)
2002-11-15
http://www.ibs.pt
Relatórios – People
Em Foco – Empresa