Apesar da crise económica mundial, o sector das TI em Portugal continua a apostar na inovação
A ANETIE – Associação Nacional das Empresas das Tecnologias de Informação, realizou no passado dia 25 de Outubro, a sua 6.ª Conferência Anual, com o tema central ”As Tecnologias de Informação – O Estado da Nação”.
A Conferência foi organizada em três painéis, que debateram os temas: ”Economia do Conhecimento: Portugal e o Desafio Europeu”, ”E-Governement: Desafios e Respostas para Portugal”; e ”Gestão do Conhecimento: TI e Competências”. Para além de fazer o balanço da situação nacional, nestes sectores, apresentou ainda, exemplos de casos de sucesso de empresas de base tecnológica.
”A 6.ª Conferência ANETIE, mais do que constituir um fórum de análise de dados sobre investimentos ou valores de negócio, teve como objectivo representar um momento de reflexão sobre o que de bom as Tecnologias de Informação têm permitido e deverão permitir a Portugal e a realidade que a ANETIE considera ser âncora de um Mundo em Mudança: ”A Gestão do Conhecimento”, afirmou Francisco Velez Roxo, Presidente da ANETIE.
Durante a sessão de abertura, o Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Economia, Eduardo de Oliveira Fernandes, reiterou a intenção do governo em promover o crescimento da área das TI para melhorar a competitividade nacional, um aspecto que segundo Francisco Velez Roxo salientou, deverá ser equacionada sob o ponto de vista dos empresários que a ANETIE congrega e que espera ter! Mas para estes empresários a grande vontade é que os seus produtos, os seus serviços, as suas empresas sejam um investimento fundamental na mudança, de uma Sociedade da má língua, para uma sociedade do Conhecimento, de uma Economia de sempre Dever e Haver, para uma Economia do Conhecimento”.
Durante a sessão de encerramento, presidida pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, José Mariano Gago, foram distribuídos os Prémios Empresas – Tecnologias de Informação 2001.
Em Foco – Produto