A Sindigit apresentou recentemente ao mercado o projecto Sindigit Wireless Network (SWiN), uma rede metropolitana sem fios destinada a fornecer acesso à Internet em banda larga e interligação de locais remotos com recurso a antenas.
Segundo a empresa, trata-se do primeiro projecto de acesso público, com carácter comercial, a utilizar a banda pública dos 2,5 GHz em Portugal e estará disponível em 2 de Janeiro próximo com cobertura da zona urbana de Leiria.
Focado no mercado empresarial, o serviço SWiN da Sindigit oferece larguras de banda entre 1, 2, 5 ou 11Mbps em toda a área coberta, sendo o acesso feito através dum router wireless com antena em local fixo.
Os utilizadores particulares poderão esperar ter acesso durante o primeiro semestre de 2002, com larguras de banda até 2Mbps, através de ponto de acesso fixo ou móvel, igualmente sem fios.
Para além do acesso à Internet, a SWiN oferece às empresas diversos serviços avançados, como a interligação de pontos remotos sem recurso a cabos, a videoconferência, a televigilância e até mesmo a implementação de chamadas de voz e fax em redes privadas virtuais.
Garantindo uma disponibilidade e segurança através de standards de mercado, este projecto apresenta como principais vantagens um investimento reduzido, tarifas altamente competitivas (com reduções superiores a 50 por cento face aos circuitos telefónicos alugados) e uma elevada flexibilidade e adaptação às necessidades de cada cliente.
No futuro, a Sindigit pretende disponibilizar, até final de 2002, 20 novas SWiN em centros urbanos na região litoral centro, a começar pela Marinha Grande já no primeiro trimestre, abranger todo o território de Portugal Continental através de soluções mistas cabo/antena e duplicar o volume de negócios, que este ano deverá rondar os 240 mil euros (cerca de 48 mil contos).
Do ponto de vista técnico, a Sindigit aguarda também a definição da nova norma IEEE que promete duplicar a capacidade máxima destes equipamentos, passando para 22Mbps a largura de banda máxima sem qualquer investimento adicional.
Segundo os promotores do projecto, “esta é tecnologia do futuro aplicada às redes informáticas, pelo que decidimos ser os pioneiros em Portugal e tirar vantagem desta postura empreendedora e assente em experiência e competências tecnológicas.”
http://www.sindigit.pt/
Em Foco – Projecto