A Rede de Comunicações Ericsson, Unipessoal, L.da tornou-se agora numa nova empresa independente – a Damovo. Tendo como objectivo tornar-se um dos principais fornecedores globais e independentes de soluções de comunicações, é uma empresa multinacional que emprega 2700 pessoas em 19 escritórios espalhados pela Europa, América Latina e Austrália.
Em Portugal, a Damovo conta com 28 funcionários.
Em Março de 2001, a Ericsson assina acordo com a Apax Partners, a maior companhia de investimentos privados na Europa, tendo sido 80 por cento do capital adquirido por esta. O que trás à Damovo uma grande segurança financeira.
Com um turnover próximo de 1 bilião de Euros a jovem empresa inicia a sua actividade com uma carteira de grandes clientes de mais de 21 mil organizações internacionais em áreas tão diversas como o estado, banca, serviços públicos, saúde e utilidades.
Mário Reis, director geral da Damovo em Portugal aponta algumas razões que classificam a sua distinção das outras empresas ”somos um vendedor independente, temos cobertura global, presentemente em 19 países e com boas perspectivas de uma expansão para novos mercados como a China e os EUA. Não somos uma empresa de hardware. Estamos habilitados para planear, aconselhar, entregar, manter e gerir comunicações end-to-end aos nossos clientes.”
Adianta ainda que ”atendendo aos objectivos da Damovo, não vemos, em Portugal e em alguns outros países, nenhum concorrente.”
Contudo a nível de serviços aponta nomes como o Grupo Compta, Alcatel e Siemens como fortes concorrentes neste mercado.
A Damovo é uma empresa global e líder na integração e gestão, especializada no fornecimento de soluções para aumentar o sucesso comercial dos seus clientes. Fornece soluções completas para atender às mais sofisticadas necessidades comerciais, conjugando uma experiência única em tecnologias avançadas de convergência, aplicações, serviços de voz, dados e mobilidade, com o firme propósito de serem os melhores parceiros comerciais especialistas na área.
Herdou ainda a experiência, conhecimento, tecnologia e contactos da ex-Divisão de Soluções Empresariais Ericsson, ampliando o seu portfolio de produtos, aplicações e serviços através do estabelecimento de parcerias com os melhores fornecedores internacionais do sector.
O objectivo da Damovo é dominar este dinâmico sector de negócios emergente através de níveis de especialização, fornecimento e serviços sem precedentes.
O CEO da Damovo é Pearse Flynn, ex-presidente da Newbridge Networks. Enquanto presidente da Newbridge, a empresa obteve resultados record em 4 trimestres, aumentando o valor das acções de 2,5 biliões de dólares para 7,5.
O objectivo é duplicar o volume de negócios em três anos
Numa perspectiva a curto prazo, Mário Reis avança que em Portugal está previsto para este ano uma facturação entre os 6,2 e os 6,6 milhões de euros. Para o próximo ano prevê-se um aumento para os 7,8 milhões de euros.
O maior objectivo é duplicar o volume de negócios em três anos colocando a Damovo em posição de ser cotada em Bolsa, nos EUA e Inglaterra. ”Faz parte da estratégia da empresa aquando da duplicação da facturação atingindo os 3 biliões de euros”, afirma Mário Reis.
A Damovo apresenta um leque alargado de soluções, tais como: E-Collaboration; Soluções de Voz; Soluções de Mobilidade; Dados & Soluções Convergentes; Gestão do Relacionamento Empresarial – ERM, bem como Gestão Total dos Serviços de Comunicação.
Por Maria João Nunes
http://www.damovo.com/
Em Foco – Empresa