A Comissão Europeia (CE) seleccionou a consultora de TI Unisys para a realização de um estudo abrangente sobre a segurança das TIC e a preparação das empresas contra os riscos envolvidos. As empresas dos 25 estados membros que cooperam no estudo estão já na fase de conclusão de um questionário preparado pela subsidiária da Unisys, na Bélgica, a quem foi adjudicado este contrato. A CE usará os resultados como base para as possíveis políticas futuras, divulgou a Unisys.
«Os vírus, spyware, piratas informáticos e crackers constituem uma ameaça crescente à continuidade das operações das empresas e, consequentemente, à economia. As empresas que adoptam medidas de segurança, obedecem à regulamentação e obtêm certificações, detêm uma vantagem competitiva na sua relação com os clientes e fornecedores. Ao comprovar que está a implementar, activamente, uma política de segurança, uma empresa poderá aumentar a sua confiança empresarial.
Face à possível regulamentação europeia que visa reforçar esta confiança, é essencial que as empresas informem da sua situação através do inquérito. Os especialistas em redes informáticas, segurança, gestão de riscos e continuidade de negócio da Unisys Bélgica são os responsáveis por esse estudo, em cooperação com os seus colegas de outros estados membros. Paralelamente ao estudo, estão também a organizar mesas redondas, onde se irão discutir as medidas que as empresas deverão tomar para prevenir e identificar riscos, bem como reagir às ameaças».
A Unisys, que está a desenvolver este projecto em conjunto com a consultora RAND Europe, é responsável pela realização do estudo e a sua análise e, ainda, pela garantia da confidencialidade dos dados, assim como pela segurança da base de dados onde as respostas do estudo serão guardadas.
Os participantes recebem uma pasta com informação ou um CD com material detalhado sobre prevenção e consciencialização dos possíveis riscos. Esta pasta contém uma lista das potenciais vulnerabilidades nas infra-estruturas de tecnologias de informação e comunicação e as principais medidas a tomar, informação que é complementada com exemplos, casos de estudo, relatórios e estudos relacionados com este tema.
Após conclusão do inquérito, os resultados e recomendações associadas serão publicados na página web da nova Agência Europeia para a Segurança das Redes e Informação – ENISA
Fonte:Unisys
Em Foco – Opinião
Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA