3404 — Campos electromagnéticos de Coimbra e Maia monitorizados

Feb 7, 2005 | Conteúdos Em Português

Projecto MonIT (IT)As Câmaras Municipais de Coimbra e da Maia, a Optimus, a TMN, a Vodafone e o Instituto de Telecomunicações (IT) estão a cooperar na medição de emissões electromagnéticas. Estas entidades assinaram, na passada semana, protocolos de instalação de redes de monitorização remota de campos electromagnéticos naqueles concelhos.

Estes protocolos surgem na sequência do Projecto monIT, destacando-se a colaboração dos três operadores na expansão deste projecto.

O monIT, desenvolvido pelo Instituto de Telecomunicações, com o apoio da Optimus, da TMN e da Vodafone , visa disponibilizar ao público toda a informação relevante sobre os níveis de exposição a campos electromagnéticos, designadamente os que são gerados pelas antenas de comunicações.

Para além dos resultados da monitorização sistemática em diversos locais públicos no País, e de informação técnica específica, o projecto disponibiliza, através do seu website www.lx.it.pt/monit , informação rigorosa e diversificada sobre a exposição às emissões electromagnéticas proveniente dos sistemas de comunicações móveis, usando uma linguagem acessível ao público em geral.

«Conscientes das preocupações quanto a eventuais efeitos dessas emissões e da necessidade de fornecer uma informação rigorosa, e tão vasta quanto possível, aos seus munícipes», as Câmaras Municipais de Coimbra e da Maia colaboram na instalação das infraestruturas necessárias à concretização desta iniciativa pioneira em Portugal.

Na assinatura dos protocolos, Luís Correia, professor do Instituto Superior Técnico, investigador do Instituto de Telecomunicações e líder do Projecto monIT , fez uma apresentação do sistema e dos resultados já obtidos.

Mais informação sobre o Projecto MonIT no espaço “Resultado de Medidas” do Link.

2005-02-07

http://www.it.pt

Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Em Foco – Projecto