Raul Junqueiro faleceu ontem em Lisboa, vítima de doença prolongada. Aos 55 anos, o presidente do CETIC e autor do livro A Idade do Conhecimento era «uma das personalidades mais marcantes do mundo das Tecnologias de Informação e Comunicação».
Para Norberto Fernandes, presidente da direcção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), Raul Junqueiro foi uma «figura de referência das grandes iniciativas do sector». Em comunicado divulgado hoje, o dirigente sublinha que «a história das comunicações em Portugal fica definitivamente marcada pelo empenhamento e trabalho em prol do sector e da sociedade» de Raul Junqueiro, ao longo de duas décadas.
Defensor acérrimo da Sociedade da Informação e do Conhecimento, o presidente do Conselho Estratégico das Tecnologias de Informação e Comunicação (CETIC) era também presidente da Assembleia-Geral da APDC, vice-presidente da AIP – Associação Industrial Portuguesa, membro do Painel de Convergência do Conselho da Europa e consultor empresarial na área das TIC .
Ex-dirigente socialista, exerceu funções como secretário de Estado das Comunicações, secretário de Estado adjunto do Ministro da Educação e deputado. Foi presidente do Conselho Consultivo da ANACOM Autoridade Nacional das Comunicações e um dos fundadores da APDC, cuja direcção presidiu durante dois mandatos consecutivos (entre 1997 e 2000). Ocupou ainda cargos de gestão e direcção em várias empresas do sector público (CTT, TLP e RTP ).
Natural de Viseu, Raul Junqueira era licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra e tinha formação complementar em Economia e Telecomunicações. Em 2002 publicou A Idade do Conhecimento, obra que pretendia ser «um alerta para a necessidade de mudanças estruturais e para a construção da Sociedade da Informação e do Conhecimento».
O corpo de Raul Junqueiro seguiu hoje para Viseu, onde ficará em jazigo de família.
2003-12-04
Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Notícias – Indústria
Em Foco – Pessoa