A Multicert vai utilizar o seu produto Web Security Broker para implementar uma solução segura central e emitir certificados digitais em suporte chipcard para elementos dos organismos do Estado com acesso ao e-Gov Banking.
A especialista em certificação digital é o parceiro tecnológico da SIBS IT/Informática no projecto adjudicado pela Direcção-Geral do Tesouro (DGT) para o fornecimento de uma solução de certificação digital, hardware e software associados e serviços de instalação (central e local) para utilizadores da aplicação Homebanking da DGT.
Segundo o comunicado de imprensa divulgado, a solução desenvolvida pela Multicert no âmbito deste projecto, «irá adicionar confiança, segurança e valor legal às transacções efectuadas na plataforma e-Gov Banking da DGT de forma a restringir o acesso a um grupo definido de utilizadores, garantindo a sua identificação, a integridade das transacções e o não repúdio das mesmas».
Esta plataforma é acedida, via Internet, por elementos autorizados dos diversos organismos do Estado, que passarão a ter um chipcard com certificado digital.
Assim, além de possibilitar uma autenticação forte, a solução da Multicert permite que as autorizações de transacções financeiras sejam assinadas digitalmente, garantindo o seu não repúdio e adicionando valor legal às mesmas. Através da integração de mecanismos de validação on-line , a empresa garante ainda que a assinatura digital das transacções é efectuada por certificados que não se encontram em lista negra.
«A aposta no suporte chipcard com capacidade criptográfica, para os certificados digitais individuais é mais um factor de segurança introduzido com esta solução», adiantou já Francisco Velez Roxo, administrador da SIBS IT/Informática. É que, deste modo, a assinatura digital das transacções realiza-se no chipcard , nunca sendo necessário que a chave privada saia deste suporte, concluiu.
A instalação/configuração central e local da solução “Web Security Broker” deverá ter ficado concluída durante o mês de Outubro, segundo as previsões anunciadas pelo director-geral da Multicert. José Pina Miranda perspectiva que a solução utilizada no projecto da DGT «está a começar a ser olhada com muito interesse, tanto por organismos da administração pública como por grandes empresas do sector privado (em especial, instituições financeiras)».
2003-11-03
http://www.multicert.pt
Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Em Foco – Projecto