A Damovo, empresa integradora de soluções de comunicação de voz e dados, implementou um novo sistema de comunicações na empresa Águas do Algarve. Esta empresa é responsável pela captação, tratamento e adução de água em alta pressão para toda a região algarvia. O projecto uniu a rede de dados da Estação de Tratamento de Águas (ETA´s) de Tavira, com a de Alcantarilha estabelecida uma ligação intermédia ao Centro de Operações situado na sede em Faro, tudo isto através de um sistema de transmissão de dados baseado em fibra óptica e ligações wireless.
O projecto consistiu na implementação e integração de um sistema de comunicação de dados sobre cerca de 100 km de fibra óptica que unem as redes locais (LAN) das ETA´s de Tavira e Alcantarilha. Num ponto intermédio da rede de fibra foi instalado um sistema de FSO (Free Space Optics) baseado em feixes laser, que possibilita a integração da rede com o Centro de Operações da empresa e que tem a particularidade de disponibilizar uma largura de banda de 155 Mbps. A empresa Águas do Algarve passou a ter ao seu serviço uma interligação das redes de dados de dois sistemas que distam entre si cerca de 1,8 km.
Para garantir a disponibilidade e a acessibilidade a esta rede, a Damovo reestruturou o Centro de Operações da Águas do Algarve , dotando-o de equipamentos de comutação de dados dimensionados à nova realidade, assim como de infra-estruturas modernas para suportarem esta nova tecnologia.
2003-08-27
Em Foco – Empresa
Notícias