Joaquim Hortinha, autor do livro interactivo E-Marketing Um guia para a Nova Economia, é das primeiras pessoas a trabalhar em Internet em Portugal.
Foi no fim do Verão de 1999 que a Internet começou a vulgarizar-se com alguns projectos de pessoas independentes. Nessa altura Joaquim Hortinha estava na TV Cabo a desenvolver o projecto Sapo. Algum tempo mais tarde, o autor é convidado para lançar o projecto Internet da ONI. O objectivo era, como grande actor no mercado, entrar no segmento da Internet grátis e ser um dos principais players no mercado e nos conteúdos. Foi assim que surgiu o ambicioso projecto OniNet, com algumas pequenas diferenças dos outros produtos que permitiram angariar uma quota de mercado bastante interessante.
Segundo Joaquim Hortinha, a Internet cresceu rapidamente em Portugal e trouxe várias vantagens. O surgimento dos negócios via Web e o modo rápido e informal das pessoas poderem contactar as empresas são algumas delas. Passámos a usar não só o telefone, mas também o e-mail e o próprio Web site da empresa. Antes as empresas eram inundadas de telefonemas, agora são inundadas por e-mails, diz o autor, que é da opinião que a evolução dos call centres para contact centres foi muito positiva e benéfica, especialmente na área empresarial.
No futuro, Joaquim Hortinha conta fazer uma reedição de uma obra da sua autoria, lançada em 1998, Marketing Internacional. O objectivo é pegar no que existe, reformular e adequar à realidade actual porque entretanto já passaram três anos. E mais não faz pois está limitado em termos de tempo.
Em Foco – Pessoa