2071 — Case-study: WebFOCUS da Information Builders dá suporte à metodologia de inteligência competitiva da Inteli

May 16, 2003 | Conteúdos Em Português

Actualmente, as empresas necessitam de adoptar metodologias que lhe permitam acelerar processos e optimizar os recursos existentes, de forma a poder prestar os melhores serviços aos seus clientes. A Inteli, instituição líder em sistemas de Inteligência Competitiva para os sectores automóvel e aeronáutico, é responsável pelo desenvolvimento do projecto Auditec, que tem como objectivo a realização de auditorias tecnológicas e de inovação a empresas industriais portuguesas de diversos sectores de actividade e o lançamento de exercícios de benchmarking sectoriais inter-empresas.

Neste contexto, a Inteli sentiu a necessidade de flexibilizar a metodologia de auditoria existente, denominada TEC +, que se baseava em suportes básicos do ponto de vista de análise de dados, nomeadamente através da utilização de folhas de cálculo em Excel.

Esta necessidade, levou a Inteli a seleccionar a Information Builders, para que desenvolvesse um sistema de informação customizado, baseado no WebFOCUS para fazer toda a gestão do sistema . Este sistema de informação permite recolher e trabalhar informação das empresas via internet, gerando um conjunto de indicadores e de resultados de forma a detectar problemas e capacidades que sejam globais ao conjunto das empresas e, a partir daí, tentar apoiar a definição de políticas públicas.

Um processo de recolha de informação e análise que, anteriormente, demorava cerca de uma semana, neste momento, com a solução WebFOCUS da Information Builders , demora apenas algumas horas para se conseguir obter resultados.

De facto, a vantagem deste novo sistema passa não só pela rapidez no processamento da informação, como também no apoio ao tratamento da mesma, por parte dos auditores. A aplicação permite recolher a informação da empresa e trabalhar essa informação de forma a gerar logo um pré-resultado, da análise da empresa.

“Optámos pela IBI, pela confiança que nos dava do ponto de vista de trabalho ao nível de sistemas de informação ou, no fundo, sistemas de inteligência competitiva. Além disso, a qualidade dos produtos da IBI permite-nos, fundamentalmente, uma integração de vários sistemas de informação,” afirmou o Alexandre Nunes Videira, da Inteli. “A grande vantagem da Information Builders é facilitar a integração dos vários sistemas de informação que existem nas várias empresas, num único sistema que a Inteli havia definido para trabalho.”

“Soluções como a da Inteli que implementa uma análise sofisticada, com acesso a informação em tempo real demonstram as potencialidades do WebFOCUS. É-nos muito grato ver um exemplo prático de como o iBusiness pode contribuir numa área tão importante como a infra-estrutura tecnológica Portuguesa”, afirmou Rui Gaspar, business operations manager, da Information Builders Portugal.

Information Builders
2003-05-16

Centro de Informação-DATABASE & BUSINESS INTELLIGE