Num raro gesto de apaziguamento na habitual guerra dos standards, a Sun Microsystems e a Oracle irão reunir-se com o Oasis Web Services Group apesar de defenderem especificações diferentes. Um comité técnico do Oasis Group irá reunir na próxima semana para discutir a estandardização da Linguagem de Execução de Processos de Negócio (BPEL) baseada em Web Services. Esta linguagem permite que as empresas possam automatizar processos de negócio complexos e partilhar informação de sistemas dispersos através de Web Services.
As especificações do BPEL são apoiadas pela IBM, Microsoft, Siebel, SAP e BEA Systems, enquanto que a Sun e a Oracle apostam na norma concorrente, a Web Services Choreography Interface (WSCI) oriunda do W3C .
A Oracle e a Sun irão comparecer a este encontro como forma de encorajar ligações mais estreitas entre o Oasis e o W3C. A Oracle já se juntou oficialmente ao comité técnico do Oasis BPEL e a Sun já anunciou que irá fazer o mesmo brevemente.
Se não for conseguida uma interoperabilidade entre as normas do W3C e do Oasis Group , os clientes finais terão de encontrar métodos alternativos para interligar os standards dos processos de negócio, acarretando custos adicionais.
Filipe Samora
2003-05-09
Centro de Informação-DATABASE & BUSINESS INTELLIGE