1777 — COLT TELECOM GROUP FACTUROU MAIS DE MIL E SEISCENTOS MILHÕES DE EUROS EM 2002

Mar 12, 2003 | Conteúdos Em Português

Facturação da COLT excede os mil e seiscentos milhões de Euros

Facturação aumenta 13,9% (excluindo a venda de infra-estruturas em 2001) para 1.643,52 milhões de Euros

Facturação sobe 9,3% para 421,12 milhões de Euros no quarto trimestre de 2002

Margem bruta cresce de 28,7% para 33,2% no último período fiscal do ano passado

O EBITDA subiu em 2002 cerca de 190% para 114,4 milhões de Euros

O EBITDA aumentou 290% para 44,32 milhões de Euros no quatro trimestre de 2002

Rendimentos líquidos OPERACIONAIS em 2002 sofrem um incremento de 250% atingindo os 222,88 milhões de Euros

Acções registam um ganho excepcional de 162,7 milhões de Euros

COLT atinge uma solidez em disponibilidades (numerário e aplicações de curto prazo) em 1495,84 milhões de Euros

Os clientes directos ligados crescem 36% para 15,523

Lisboa, 12 de Março 2003 – A COLT, o líder europeu no fornecimento de serviços em telecomunicações para empresas, acaba de anunciar os resultados financeiros relativos ao ano fiscal de 2002, terminado no dia 31 de Dezembro último, no qual a empresa alcançou uma facturação superior a mil e seiscentos milhões de Euros.

De acordo com Barry Bateman, Chairman do COLT Telecom Group plc, “2002 foi um ano memorável para a COLT já que ultrapassámos a barreira dos mil e seiscentos milhões de euros em facturação. Com 1643,52 milhões de Euros registados em 2002 e 421,12 milhões no quarto trimestre do ano transacto a facturação sofreu um aumento de 13,9%, excluindo a venda de infra-estruturas em 2001. A combinação do crescimento da facturação e da contenção de custos continuados resultou num melhoramento das margens brutas antes da depreciação de 30,5% e 33,5% para o ano e trimestre, respectivamente. Conseguimos praticamente triplicar o EBITDA anual para 114,4 milhões de Euros, e quase quadruplicar o crescimento do EBITDA para 44,32 milhões de Euros no quarto trimestre.”

“A COLT conseguiu efectuar uma redução significativa nos seus valores de investimento com 659,36 milhões de Euros gastos no decorrer do ano passado. Esta redução reflecte a conclusão de uma fase de desenvolvimento da construção da infra-estrutura da COLT.” Barry Bateman antecipa, entretanto, que as reduções nos gastos a efectuar no decorrer deste ano deverão situar-se entre os 352 e os 432 milhões de Euros.

“Não subestimamos os desafios que vamos enfrentar em 2003. Todavia, com 1495,84 milhões de Euros em disponibilidades (numerário e aplicações de curto prazo) no final do ano, a nossa reputação de serviço ao cliente e a acção que desenvolvemos para focalizar a COLT na sua próxima fase de crescimento, estamos bem posicionados para realizar futuros progressos. Mantemo-nos fiéis ao objectivo de alcançar um cash flow livre e positivo em 2005.”

Em tempo de reorganização e maximização dos recursos a COLT tem também vindo a reduzir o número de colaboradores, estando a transitar de um máximo de 5,700 empregados para aproximadamente 4,300 ainda este ano. Isto irá resultar numa redução de custos na ordem das 96 milhões de Euros. No final de 2002 a COLT tinha 4,855 colaboradores.

COLT mantém uma tendência de crescimento

O ano de 2002 foi, para os clientes da COLT, um período de redução de despesas e ajustamentos nos orçamentos relativos aos gastos em serviços de telecomunicações. Apesar desta situação, que reflecte as perspectivas dos seus clientes e a sua visão económica de um modo geral, a COLT tem vindo a registar um aumento de receitas, a par do melhoramento das margens e do aumento do seu portfólio de novos clientes.

A empresa possui agora 15,523 clientes directos ligados, o que representa um crescimento de 36%. Uma outra medida do sucesso foi a ligação de 1,395 edifícios à nossa rede, totalizando 9,238. Outro segmento que registou acentuado crescimento foi o dos serviços de banda larga, com um aumento das ligações privadas VGEs em 33%. Também a base de clientes IPVPN registou evoluções positivas contabilizando 433 clientes e 1,989 sites no final do ano passado.

De acordo com Steve Akin, presidente e CEO da COLT, “entre os novos clientes da empresa no último trimestre de 2002 encontra-se a SWIFT, fornecedora de serviços de mensagens seguras para a indústria financeira, a Zurich Financial Services e o Banco de Portugal. A COLT também forneceu uma solução IPVPN para a SwapsWire, criando assim a primeira rede electrónica de transacções baseada em IP para o mercado de derivados OTC. Um importante novo cliente para a gama de serviços de banda larga da COLT, incluindo as ligações SDH de 155Mb/s a 2.5Gb/s e ligações Ethernet de 10 Mb/s até 1 Gb/s, foi a empresa fornecedora de serviços de tecnologias de informação, Atos Origin. Um contracto para o fornecimento de 14 site IPVPN foi-nos atribuído pela HVB Info, uma subsidiária do segundo maior banco da Alemanha, Hypovereinsbank. A COLT também continua a alcançar sucessos no sector governamental destacando-se um importante novo contrato com o Ministério Francês da Agricultura para serviços de vídeo streaming.”

Segundo este responsável, “ao mesmo tempo que nos estamos a reorganizar para a próxima fase de crescimento, temos também tomado atenção à nossa estrutura de custos e identificámos as áreas onde podemos melhorar a eficiência como resultado das mudanças efectuadas no modo como conduzimos o nosso negócio. O ano de 2002 foi um ano difícil e não nos parece que este ano vá ser mais fácil. Vamos ter que trabalhar mais para conquistar novos negócios. A COLT encontra-se melhor posicionada que a maioria e acredito que vamos continuar a fazer progressos em 2003 e no futuro.”

Sobre a COLT Telecom Group plc

A COLT Telecom Group plc, líder no fornecimento integrado de soluções em telecomunicações para clientes empresariais e entidades governamentais na Europa opera em 33 cidades, de 13 países europeus. A empresa possui uma LDN (Long Distance Network) europeia de 15 mil kms que permite ligações de fibra-óptica com elevada capacidade entre as redes locais COLT. A COLT fornece ainda acesso à Internet e serviços de alojamento de aplicações em 13 países europeus, com um backbone para os Estados Unidos da América e mais de 450 acordos estabelecidos. Os Internet Solution Centres (ISCs) da COLT foram construídos em 11 cidades, totalizando mais de 86 mil metros quadrados de espaço para alojamento.

COLT Telecom Group plc está cotada na Bolsa de Londres (CTM.L) e no NASDAQ (COLT).

Poderá obter mais informações em:

www.colt.net

http://www.colt.net

Dossiers-Dossiers Especiais