1648 — De acordo com a “Business Week”: A marca SAP foi a que mais valorizou no universo do software em 2002

Jan 15, 2003 | Conteúdos Em Português

A SAP foi a terceira empresa com maior evolução no sector das TIC, tendo o valor da sua marca aumentado 7% (de 6.307 para 6.775 milhões de dólares), ficando apenas atrás da Samsung e da Dell.

Lisboa, 14 de Janeiro de 2003 – A SAP AG, o fornecedor líder de soluções de e-business, foi o fabricante de software que viu a sua marca valorizar mais em 2002, de acordo com um estudo da “Business Week”, elaborado em colaboração com a Interbrand, uma empresa especializada em consultoria de marcas. A SAP ocupa agora o 42º lugar da geral na lista das marcas mais valiosas do mundo.
Segundo este estudo, publicado pelo segundo ano consecutivo pela revista “Business Week”, o valor de marca da SAP cresceu dos 6.307 milhões de dólares registados em 2001 para os 6.775 milhões de dólares no ano que agora terminou, o que representa um ganho de 7%. Entre as 100 maiores marcas globais, encontram-se 26 empresas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Esta classificação parte do princípio de que as marcas fortes encerram o potencial para fazer crescer as vendas e os ganhos. A Interbrand calculou qual o contributo que uma boa marca garante à respectiva empresa, qual a estabilidade desse contributo e quanto é que esses ganhos futuros valem no presente. Para o cálculo dos valores de marca, foi levada a cabo uma rigorosa análise dos volumes de negócio, em vez de se confiar apenas na percepção do consumidor, bem como o impacto das alterações no clima de negócio ou num dado sector da economia.
Tal como na lista anterior, todas as marcas escolhidas valem mais de mil milhões de dólares e foram seleccionadas a partir de dois critérios: terem uma natureza global, vendendo 20% ou mais fora do país de origem e; colocarem à disposição do público a sua informação promocional e financeira.
“Quando uma marca conquista a nossa confiança, não só repetimos as nossas aquisições, como também espalhamos a palavra, recomendando-a a amigos e conhecidos. Esse é o segredo”, afirma David Martin, Presidente para os Estados Unidos da Interbrand Corp.
A lista é liderada pela Coca-Cola, e entre as dez marcas mais valiosas do mundo podem encontrar-se marcas como a Microsoft, a IBM, a Intel ou a Disney. Atrás da SAP, no ranking de 2002, encontram-se marcas tão conhecidas como a Pepsi, Xerox, Philips, Adidas, Levi’s ou Shell.
Sobre a SAP
A SAP é o líder mundial de soluções colaborativas de software que utilizam todas as potencialidades do e-business. Através da plataforma mySAP.com assiste-se, em todo o mundo, a relações entre clientes e parceiros que são francamente melhoradas, bem como a operações de negócio fortemente rentabilizadas, obtendo-se eficiências significativas em todas as cadeias logísticas. Hoje em dia, cerca de 12 milhões de utilizadores de mais de 50.000 instalações distribuídas por mais de 120 países, usufruem dos benefícios do software SAP. Com uma presença directa em mais de 50 países, a SAP no ano de 2001 gerou receitas de 7.34 mil milhões de Euros. A empresa está cotada na Bolsa de Frankfurt e de Nova Iorque, sob o símbolo “SAP”. Com uma facturação de 46.76 milhões de Euros durante o ano de 2001, a SAP Portugal possui actualmente mais de 680 clientes e conta na sua estrutura organizacional com cerca de 130 profissionais

Directório-Empresas