A Siebel Systems, fornecedor de software aplicacional multi-canal para eGovernment, apresentou os resultados da pesquisa que realizou junto dos seus clientes do sector público, numa publicação intitulada “eGovernment na Europa: Transformar o Serviço Público com Tecnologias Centradas no Cidadão“.
Esta pesquisa, conduzida sob a orientação da Direcção Europeia da Siebel no âmbito do seu programa para implementar o eGovernment na Europa, teve por objectivo base compreender os desafios estratégicos enfrentados pelos governos europeus ao implementar soluções de eGovernment.
O programa de eGovernment da Siebel foi apresentado à Comissão Europeia, membros do Parlamento Europeu, representantes permanentes da União Europeia e personalidades dos meios industrial e académico, adianta um comunicado da empresa.
O relatório publicado recentemente identifica cinco princípios essenciais para implementar iniciativas do eGovernment: desenhar soluções centradas nas necessidades dos cidadãos; criar um diálogo contínuo com os cidadãos através do contacto presencial, por telefone, fax, correio e Internet; desenvolver uma arquitectura de tecnologia de informação e comunicações (TIC) centrada no cidadão; usar redes com melhores práticas para coordenar o número crescente de agências governamentais e fornecedores externos; gerir a mudança estabelecendo uma visão de eGovernment alargada e seguindo um calendário de implementação faseado.
O documento inclui quatro casos de sucesso na implementação do eGovernment, que ilustram as melhores práticas para implementar soluções de eGovernment através da Europa, segundo o programa da Siebel .
Para preparar este programa, a empresa conduziu uma investigação sobre o estado do eGovernment na Europa que incluiu entrevistas com mais de 150 líderes de pensamento, académicos e funcionários das administrações locais, regionais e nacionais e instituições da União Europeia (incluindo a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu ).
2003-01-13
http://www.siebel.com
Em Foco – Projecto