A Novell Inc., fornecedor líder de soluções empresariais para redes, divulgou os resultados referentes ao exercício fiscal de 2002, encerrado no passado dia 31 de Outubro. Nesse exercício o montante de negócios da empresa ascendeu aos 1.134,3 milhões de dólares, o que implica um aumento de 8 por cento relativamente aos 1.050,7 milhões de dólares alcançados um ano antes. Por seu lado, as vendas referentes ao último trimestre do ano fiscal ascenderam a 300,3 milhões de dólares.
Para Jack L. Messman, presidente e CEO da Novell, a actividade da Novell consolidou-se mais rapidamente e teve uma trajectória melhor do que se esperava durante o último trimestre. Esta evolução positiva deve-se, fundamentalmente, a três factores: arranque da nossa nova oferta de gestão de identidades e segurança de acesso para a Internet; estabilização do negócio de consultoria e aumento do número de licenças de software de rede.
Messman acrescenta que durante o exercício passado investimos e construímos o negócio da Novell no campo da gestão de identidades e da segurança de acesso, no desenvolvimento de aplicações Web, na integração de aplicações e na nossa plataforma de soluções de rede. Estamos a verificar um progresso contínuo do nosso negócio, progresso que também transferimos para o próximo exercício de 2003.
Do total da facturação, 826,1 milhões de dólares, 72,8 por cento, corresponde a licenças de software; 26,5 por cento, 300,6 milhões de dólares procede da actividade de consultoria e os 7,5 milhões de dólares restantes refere-se à actividade de fornecimento de conteúdos Volera.
Quarto trimestre
No que diz respeito à área de negócio de software, e durante o trimestre do último ano fiscal, a Novell alcançou vendas na ordem dos 224 milhões de dólares, 74 por cento do total. Nessa área as receitas do NetWare foram de 92 milhões de dólares e as receitas do eDirectory de 25 milhões de dólares. As vendas de outras soluções de gestão e de colaboração situaram-se nos 71 milhões de dólares e as receitas nos serviços e formação atingiram os 36 milhões de dólares.
Na divisão de consultoria a Novell conseguiu 25 por cento de suas receitas, 75 milhões de dólares, número idêntico ao alcançado no trimestre anterior. Por seu lado, a actividade Volera como fabricante de software de conteúdos foi de 2 milhões de dólares, também igual ao do terceiro trimestre.
Por zonas geográficas, durante o quarto trimestre fiscal de 2002, as receitas nos Estados Unidos foram de 149 milhões de dólares. Na região EMEA ascenderam a 111 milhões de dólares, a zona Asia-Pacífico conseguiu 23 milhões de dólares e o Canadá e restante América 18 milhões de dólares.
As soluções de gestão de identidades e de segurança de acesso incluídas no Novell® Nsure contribuíram para a melhoria dos resultados globais do quarto trimestre. Uma crescente comunidade de novos clientes, tais como a Allianz Suisse, uma das maiores companhias de seguros da Suiça, a DaimlerChrysler, o Grupo BT no Reino Unido, a Cidade de Los Angeles e a Cathay Pacific Airways, reconhecem a importância estratégica destas soluções e já estão a implementá-las.
A recuperação do sector tecnológico, esperada para finais de 2002, vê-se agora adiada para o próximo ano, esperando que os investimentos em Tecnologias da Informação aumentem entre 4 e 6 por cento. Nesta situação, a Novell Inc. mantém previsões de crescimento de 5 por cento para o próximo exercício, sem excluir a hipótese que uma recuperação mais rápida do mercado possa fazer com que esta percentagem aumente.
Em 2003 a Novell vai centrar a sua estratégia na oferta de soluções gestão de identidades e segurança de acesso; desenvolvimento de aplicações Web; integração de aplicações e entrega de produtos como o eDirectory, o dirXML, o Nterprise Branch Office e o ZENworks.
Dossiers-Empresas