O software HP OpenView TeMIP proporciona um enquadramento OSS mais forte e escalável, desenvolvido para reduzir a complexidade das redes e os custos dos operadores
Lisboa, 25 de Novembro de 2002 – A HP, líder global no fornecimento de produtos, tecnologias, soluções e serviços para empresas e consumidores individuais, e a Motorola, Global Telecom Solutions Sector (GTSS), acabam de anunciar a assinatura de um acordo OEM aberto que visa reduzir a complexidade das redes e os custos suportados pelos operadores móveis.
Segundo os termos da parceria, a solução de gestão de rede HP OpenView TeMIP (Telecommunications Management Information Platform) vai transformar-se no elemento principal da plataforma de gestão comum da Motorola, sendo esta utilizada nas tecnologia de infra-estrutura da sua rede móvel. De salientar que, a plataforma de gestão comum, desenvolvida pela equipa de engenheiros da Operation Support Systems (OSS) da Motorola GTSS mundial, é a base de todos os sistemas recentemente desenvolvidos pelo Motorola Operations Maintenance Center (OMC).
A Motorola já começou a fornecer o OMC-U baseado no HP OpenView TeMIP para ser utilizado nas redes Universal Mobile Telecommunications Systems (UMTS). A tarefa primordial do OMC-U baseado no HP OpenView TeMIP é auxiliar os operadores de rede a fornecer tecnologia UMTS o mais rapidamente possível. Para alcançar este objectivo a gestão de falhas, de desempenho e de configurações foi bastante simplificada, assim como, outras funções chave do OMC-U. De referir que, o OMC-U já se encontra em experiência numa rede móvel da próxima geração.
Segundo Sebastiano Tevarotto, Vice presidente e director Geral das unidades HP Network e Service Provider Business, a HP e a Motorola têm um historial construído de sucessos na disponibilização de infra-estruturas de rede sem fios. A utilização por parte da Motorola do HP OpenView TeMIP, como a base da sua plataforma de gestão comum, é um bom exemplo do modo como as nossas empresas colaboram para disponibilizar produtos que proporcionam aos fornecedores de serviços um verdadeiro avanço competitivo.
Na base da decisão da Motorola em utilizar o HP OpenView TeMIP e não uma solução da concorrência, ou um outro programa elementar de gestão, está o facto da arquitectura deste já ter sido verificada por todo o mundo em ambientes operacionais exigentes. Importante será também salientar que, esta solução HP pode facilmente acomodar tecnologias de diversos vendedores e ser redefinida de modo a gerir grandes infra-estruturas de rede.
Para Tom Shirley, Vice Presidente e Director Geral da divisão OSS da Motorola GTSS, ao seleccionar o HP OpenView TeMIP como o alicerce para o nosso projecto OSS da próxima geração, a Motorola vai poder melhorar os seus esforços de desenvolvimento, centrando a atenção em novas aplicações topo de gama. Paralelamente, a disponibilização de novas soluções OSS para fornecedores de serviços em todo o mundo será mais rápida. Como resultado, já possuímos uma vantagem com o OMC-U que é uma parte integral da nossa oferta UMTS end-to-end.
A propósito da solução HP OpenView TeMIP, a sua natureza de arquitectura aberta e escalável faz com que abranja várias aplicações de outras fabricantes, assim como, diversas normas das telecomunicações e interfaces informáticos. Também inclui um rico pacote de aplicações, que permitem à Motorola costumizar a solução OSS adequada para as necessidades de cada operador.
Fazendo parte da gama de soluções de gestão OpenView dentro da arquitectura Integrated Service Management, o HP OpenView TeMIP encontra-se a ser utilizado por mais de 160 redes transportadoras por todo o mundo. Isto significa que oito das dez maiores redes transportadoras mundiais já activaram esta solução para gerir as suas redes.
Sobre a Motorola
A Motorola é líder global no fornecimento de comunicações integradas e de soluções electrónicas embutidas. As vendas em 2001 orçaram os 30 mil milhões. Para mais informações pode consultar o endereço: http://www.motorola.com.
Sobre a HP
A HP é líder global no fornecimento de produtos, tecnologias, soluções e serviços para consumidores individuais e empresas. A oferta da empresa abrange infra-estrutura TI, computação pessoal e dispositivos de acesso, serviços globais e imagem e impressão. A HP completou o processo de fusão com a Compaq Computer Corp. a 3 de Maio de 2002.
A HP Portugal
A HP começou a operar no mercado português em 1990. No ano fiscal de 2001, a HP teve um volume de vendas (consolidado com a Compaq) em Portugal superior a 431 milhões de euros, liderando o mercado português nos segmentos de produto (fonte: IDC): impressoras com uma quota de mercado de 74%,computadores pessoais com uma quota de mercado de 31,7%, computadores portáteis com uma quota de mercado de 41,9% e servidores Intel com uma quota de mercado de 55,7%, servidores UNIX e storage com uma quota de mercado de 40%.
Este comunicado para a imprensa contém previsões que envolvem riscos, incertezas e pressupostos. Todas e quaisquer declarações que não sejam factos relativos à história da empresa, devem ser considerados como previsões. Riscos, incertezas e pressupostos incluem a possibilidade de, relativamente à venda de determinados produtos ou serviços, o mercado não se comportar conforme as previsões; o desenvolvimento de tais produtos e serviços poderá não decorrer conforme planeado; e os outros riscos são periodicamente descritos nos relatórios da Comissão sobre Títulos e Bolsa da HP, que incluem, embora não se limitem a, o relatório anual da HP apresentado no formulário 10-K, conforme às alterações efectuadas a 30 de Janeiro de 2002 para o exercício que terminou em 31 de Outubro de 2001, o relatório trimestral, efectuado no formulário 10-Q, para o trimestre que terminou a 31 de Janeiro de 2002 (conforme submetido à CTB, em 12 de Março de 2002) e relatórios submetidos subsequentemente. Caso quaisquer destes riscos ou incertezas se concretizem ou alguns destes pressupostos se revelarem incorrectos, está prevista a possibilidade dos resultados reais divergirem das previsões aqui apresentadas. A HP não se obriga, nem pretende fazer actualizações das presentes previsões.
http://www.hp.pt
Dossiers-Empresas