A APDC Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (www.apdc.pt), que irá realizar nos dias 26, 27 e 28 de Novembro o 12º Congresso das Comunicações, no Centro de Congressos da FIL – Junqueira, em Lisboa, vai poder contar neste evento com a presença de prestigiados intervenientes.
Na sessão de abertura do Congresso vão estar presentes Luís Ribeiro, Presidente da APDC, António Lobo Xavier, que preside a este evento, Álvaro Dâmaso, presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) e S. Exa. o Primeiro Ministro Durão Barroso. Durante esta sessão poderá ainda assistir à apresentação do estudo Que futuro para o sector das Comunicações e Media em Portugal?.
Já com a presença de João Vale de Almeida, da Comissão Europeia, de Pacheco Pereira, deputado no Parlamento Europeu, e de Miguel Beleza, do BCP, terá início uma Mesa Redonda sobre Cidadania e Comunicação que será moderada por Carlos Magno da TSF.
Para introduzir o tema da sessão Liberalização das Telecomunicações: insistência ou ruptura?, a APDC propôs à APRITEL a apresentação no Congresso do seu estudo Uma estratégia para as telecomunicações em Portugal do qual será relator Robert Hall, da Ovum. Seguir-se-á uma Mesa Redonda sob a moderação de Raul Junqueiro, da Clama Consulting. Desta discussão farão parte Alfredo Batista, da PT, Francisco Silva, da Jazztel, Henrique Correia, da Vodafone, Luís Garcia Pereira, da ONI SGPS, Maria do Carmo Seabra, da Anacom, e Pedro Carlos, da Novis.
A finalizar a ordem de trabalhos do primeiro dia de discussão terá lugar um frente a frente entre José Magalhães, do Grupo Parlamentar do PS, e Luís Valadares Tavares do Instituto Superior Técnico (IST). A moderação fica a cargo do jornalista da RTP, José Alberto de Carvalho.
No dia 27 será Asheesh Saksena, da Accenture, o key note speaker a abrir a sessão subordinada ao tema Que políticas para a banda larga, com comentários de Diogo Vasconcelos. Refira-se que Asheesh Saksena, lidera actualmente as iniciativas de Thought Leadership da Accenture para a indústria das telecomunicações nos EUA, e é também membro do Global Management da prática de estratégia na indústria de Communication and High Technology da Accenture.
Para discutir o Serviço Público de Televisão: realidade ou utopia? estarão presentes os seguintes key note speakers: Jeremy Murray-Brown, professor associado de televisão da Faculdade de Comunicação, da Boston University, e Ricardo Vaca Berdayes, Presidente da Barlovento Comunicación. A fechar a sessão intervirá SE o Ministro da Presidência, Nuno Morais Sarmento. Este painel será moderado por José Manuel Fernandes do jornal Público.
No último dia desta edição do Congresso das Comunicações da APDC, a audiência vai poder ouvir as opiniões de vários intervenientes sobre a Indústria. O key note speaker do primeiro painel do dia será João Batista, da Mercer Management Consulting, seguindo-se uma Mesa Redonda com Hans Erhard-Reiter, da Ericsson, João Picoito, da Siemens, Kenneth Jonsson, da Nokia, Rui Candeias Fernandes, da Alcatel Portugal, e Toshiyuki Mineno, da Nec Corp.. Para além de key note speaker, João Batista, desempenhará também o papel de moderador do debate.
Segue-se Carlos Casqueiro do BPI, key note speaker do painel que debaterá Comunicações Móveis que desafios?. Da Mesa Redonda, moderada por Jorge Pereira da Costa, da APDC, farão parte António Casanova, da Optimus, António Coimbra, da Vodafone, António Soares, da TMN, e António Vidigal, da OniWay.
Antes da sessão de encerramento, onde estarão presentes António Lobo Xavier, Luís Ribeiro, Álvaro Dâmaso, S. Exa. o Ministro da Economia e Sua Excelência o Presidente da República, terá ainda lugar um debate sobre O Estado da Nação das Comunicações em Portugal. A discussão será entre Álvaro Dâmaso, da Anacom, António Carrapatoso, da Vodafone, Carlos Horta e Costa, dos CTT, Miguel Horta e Costa, do Grupo PT, Paulo Azevedo, do Grupo Sonae, e Pedro Norton de Matos, da Oni, e será moderada por Nicolau Santos do jornal Expresso.
Dossiers-Empresas