A APDC Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (www.apdc.pt), na esteira de anteriores iniciativas que se debruçaram sobre a análise do sector das TMT e suas problemáticas vai este ano promover a apresentação de um estudo, da responsabilidade da AT Kearney e da Obercom, sobre o futuro para o sector das Comunicações e de Media em Portugal, no primeiro dia do 12º Congresso das Comunicações, que irá ter lugar nos dias 26, 27 e 28 de Novembro, no Centro de Congressos da FIL – Junqueira, em Lisboa.
A apresentação das principais conclusões do estudo, que foi realizado pela AT Kearney e pelo Obercom, é uma das novidades do 12º Congresso.
Segundo Luís Ribeiro, presidente da APDC, a apresentação das conclusões do estudo sobre as TMT em Portugal é uma das grandes novidades do Congresso deste ano. Criámos espaço no Congresso das Comunicações para que uma grande equipa de profissionais da AT Kearney e da Obercom, que reúnem fortes valências e conhecimento nestas áreas, pudessem apresentar um trabalho que serve simultaneamente de enquadramento para o conjunto de actividades das TMT e, ao mesmo tempo, funcionasse como instrumento de análise colocado à disposição de todos os participantes no Congresso.
A APDC entendeu que num momento tão complexo como o que estamos a viver actualmente quer no sector, quer a nível económico em geral, seria de todo o interesse avaliar o sector e ponderar sobre os possíveis caminhos a seguir e o seu futuro. Deste modo, entendemos começar o Congresso com a apresentação das conclusões deste trabalho, visando promover em seu torno e durante os três dias de trabalhos, um amplo debate, concluiu aquele responsável.
Estudo analisa sector, propõe evoluções futuras e recomendações
O estudo em questão foi elaborado com um triplo objectivo: avaliar a importância do sector para o desenvolvimento económico e social de Portugal, proceder à análise do próprio desenvolvimento do sector no contexto nacional, bem como das perspectivas futuras e suas implicações para os principais agentes socio-económicos.
Para dar uma resposta completa a este ensejo foram delineadas quatro áreas de análise: a importância do sector para Portugal; as perspectivas de evolução; os principais desafios para o sector; e os principais impactos na sociedade.
Desta forma, a abordagem do estudo centrou-se na análise da situação actual, avaliando a procura, a oferta, e as componentes económicas e sociais implícitas. Segue-se a análise das perspectivas de evolução futura, avaliando as tendências internacionais, os principais eixos de desenvolvimento, os principais desafios, e os impactos económicos e sociais. Finalmente o estudo conclui com um núcleo de recomendações efectuadas a agentes do sector, à regulação, ao Estado, e aos profissionais do sector.
Dossiers-Empresas