Lisboa, 7 de Novembro de 2002 – A APDC Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (www.apdc.pt), procedeu hoje à entrega dos Prémios Multimédia XXI – 5ª Edição, que este ano teve Borges Gouveia, da Universidade de Aveiro, como presidente do júri, que integrou também os vogais Conceição Casanova, da APDC, Pedro Faria Lopes, do ISCTE, Nuno Correia, da Universidade Nova, e Rui Trindade, consultor na área das TI.
Os Prémios Multimédia XXI 5ª edição, cuja entrega se realizou hoje, dia 7 de Novembro, pelas 18h30m, na Sala Calempluy do Centro Cultural de Belém, teve como objectivo premiar o talento e a capacidade de inovação de quem vai fazendo o futuro neste sector, incentivando o desenvolvimento do multimédia interactivo em Portugal, premiando a criatividade das empresas e indivíduos nacionais.
O vector de força orientadora do trabalho do Júri do Prémio Multimédia XXI assentou no princípio de que os prémios/ nomeações servem para revelar algo de novo a nível da qualidade dos conteúdos, da facilidade de utilização, da interactividade, da qualidade estética, da qualidade de realização técnica e, por outro lado, do valor estratégico dos produtos para o desenvolvimento do mercado português do Multimédia.
Neste contexto, o Júri decidiu não atribuir prémios nem nas categorias de Cidadania e Democracia e Multimédia e Mobilidade, nem também o Grande Prémio.
Vencedores da 5º edição do Prémio Multimédia XXI
No âmbito do Prémio Conhecimento, Descoberta e Cultura, foram avaliados produtos dirigidos aos interesses e necessidades de quem deseja compreender todos os campos da exploração, cultura e património incluindo a ciência.
O Júri nomeou vencedor desta categoria o produto Vida e Obra de Eça de Queiroz, da empresa Porto Editora, tendo sido atribuída uma menção honrosa a Diciopédia 2002 da mesma empresa.
Por seu turno, o Prémio Comércio Electrónico e Suporte às PMEs destinou-se a premiar produtos vocacionados para o comércio via Internet e produtos para a utilização do multimédia nas empresas, em especial as soluções destinadas às PMEs. O Júri atribuiu o prémio desta categoria ao produto Plataforma de Comércio Electrónico: Eternus Commerce, do Instituto Pedro Nunes.
O Prémio Multimédia Jovem, que vai na sua segunda edição, destina-se a jovens com idade inferior a 27 anos e visa estimular o surgimento de novos talentos e novas ideias no domínio do multimédia nacional, valorizando a iniciativa e a criatividade. Este ano, o Júri atribuiu duas menções honrosas nesta categoria tendo sido uma delas para o produto Vamos passear na floresta (www.forestis.pt) de Nuno Ferreira e a outra para www.afolha.com de Nuno Maya.
SOBRE A APDC
A APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, foi criada em Novembro de 1984, como instituição de utilidade pública sem fins lucrativos. Com a missão de acompanhar de muito perto a evolução do sector em Portugal e gerar um polo de debate, a APDC tem vindo a desenvolver actividades, desde então, no sentido de reflectir as grandes tendências deste mercado na sociedade portuguesa.
Hoje, com cerca de 2000 sócios individuais e cerca de 200 empresas associadas, a APDC fomenta e desenvolve várias actividades ao longo do ano, desde seminários a jantares-debate, passando pela criação de um novo certame dedicado à área do Multimédia, até à publicação mensal da revista Comunicações, atingindo o auge das suas actividades com a realização anual do Congresso das Comunicações, este ano na sua 12ª edição.
http://www.apdc.pt
Dossiers-Empresas