A 19ª edição da Feira de Negócios e Novas Tecnologias, Inforpor2002, teve início hoje, pelas 14h, na FIL, Parque das Nações.
Na sessão de inauguração esteve presente, entre outras entidades, o Secretário de Estado da Ciência e Ensino Superior, Manuel Fernandes Thomaz.
Para o Secretário de Estado ‘o sector das tecnologias de informação e comunicação continua a ser uma área prioritária para os governos’, admitindo, no entanto, que Portugal ainda não consegue acompanhar o ritmo europeu.
Fernandes Thomaz salientou a importância da formação no sector das novas tecnologias da inserção dos jovens nas empresas. Faz falta estimular os nossos jovens universitários a agir, apostando numa acção pedagógica que os leve a uma vertente mais prática, afirmou.
Procurando ir ao encontro das necessidades de todos os visitantes e empresas na área das TMT, a Inforpor 2002 estará aberta aos profissionais do sector dias 24 e 25 e ao público geral dias 26 e 27, entre as 14h00 e as 22h00, excepto no Domingo, que será entre as 14h00 e as 21h00.
Uma das novidades desta edição em relação aos anos anteriores, é a sectorização – em 20 mil metros quadrados estão presentes 200 expositores, organizados em cinco grandes áreas: Tecnologias de Informação; Software/Soluções e Serviços Internet ; Multimédia/Media; Telecomunicações; Produtos e Serviços Financeiros .
No âmbito da Inforpor estão agendadas várias actividades incentivadas pela organização que, segundo Alexandra Vasconcellos, Directora Geral da Certame, considera essenciais para dinamizar a participação das empresas na feira. Para a responsável, o objectivo é que a Inforpor seja um espaço de negócios, troca de experiências e conhecimentos e não uma mera exposição de produtos.
Apesar da recessão internacional que, na opinião da responsável afecta particularmente o universo de empresas da área, houve um incentivo no sentido de as empresas marcarem presença no evento, para darem vitalidade ao mercado, acrescenta.
Empresas que marcam presença
A ACE é uma das cerca de 200 empresas que não quiseram deixar de estar presentes. Disponibiliza serviços de implementação de aplicações, serviços integrados de formação, consultoria e desenvolvimento aplicacional, e tem como objectivo divulgar e promover alguns serviços e produtos, destinados às direcções de Recursos Humanos e de Formação.
Da mesma forma, a Brother Ibéria , que opera directamente em Portugal desde Setembro, procura com a sua presença, segundo uma responsável da empresa, desenvolver o canal de distribuição e estabelecer contactos para parcerias com potenciais distribuidores.
Na Samsung, segundo Alberto Ferreira, Gestor de produtos , o objectivo da empresa passa por ganhar reconhecimento e continuar a promover os produtos de gama alta, que, apesar da crise, continuam a ter uma boa aceitação.
Para João Moro, Director de Marketing da HP, o essencial é contactar com o público numa vertente de consumidor final (entertainment) e empresarial. A empresa aposta sobretudo nos Pocket PCs (soluções de mobilidade), visto corresponderem a uma necessidade do público de aceder à informação a qualquer hora, em qualquer lugar, e sem grandes transtornos.
A Primavera Software aproveita a oportunidade para dar a conhecer a nova versão da Linha Profissional, a versão 5.0, ao nível da plataforma de suporte de base de Dados SQL Server.
2002-10-24
www.inforpor.pt
Dossiers-Eventos Especiais