Nove companhias portuguesas ganharam um «lugar ao sol» no ranking das mil maiores empresas brasileiras, no que diz respeito à receita líquida em 2001, informa o site Público.PT. Telesp Celular, Sonae, Bandeirante Energia (EBE), Sé Supermercados (do grupo Jerónimo Martins), Cimpor, Sonda, Cimentos Liz, Gonvarri Brasil e Esab são as empresas que entraram no ranking.
A Telesp Celular, do grupo da Portugal Telecom, é a melhor posicionada. Todavia, no alinhamento das mil empresas, a Telesp perdeu cinco posições, caindo do 37º lugar em 2000 para 42º em 2001.
A seguir à Telesp Celular estão a Sonae, Bandeirante Energia (EBE), Sé Supermercados (do grupo Jerónimo Martins), Cimpor, Sonda, Cimentos Liz, Gonvarri Brasil e Esab .
A Sonae Distribuição aparece em 45ª lugar no ranking geral; a EBE, controlada pelo grupo Electricidade de Portugal, ficou na 49º posição; a Sé Supermercados ficou em 165º. Por seu turno, a Cimpor ficou na 388ª posição entre as mil maiores empresas do Brasil.
Os vários ramos de actividade examinados pelo jornal «Valor Económico » vão desde as tradicionais alimentos, têxteis e serviços -, até aos hospitais, transportes e logística.
A empresa que ficou em primeiro lugar no ranking das mil melhores brasileiras foi a estatal Petrobas que repete a poeza de 2000; no segundo lugar ficou a Petrobas Distribuição e com a «medalha de bronze» classificou-se a alemã Volkswagen.
Por Cecília Malheiro
(cecilia.malheiro@centrodecontacto.com)
2002-10-14
http://www.valor.com.br/valoreconomico/
Notícias – Indústria