25 — Marcas – a eterna incógnita…

May 30, 2002 | Conteúdos Em Português

Para alguns clientes as marcas dos telemóveis são uma incógnita comparada à do genoma humano.

À pergunta ‘qual é a marca do telemóvel?’ é comum ouvir-se do outro lado ‘é um Telecel, Optimus ou TMN’, conforme o caso. ‘Mas como…? não é um TMN?’, indigna-se o cliente perante a negativa do operador. ‘Então só pode ser uma Vitamina…’, raciocina baralhado. Mas eis que é surpreendido pelo assistente, que o informa que ‘Optimus’ é o operador, ‘Boomerang’ é o tarifário, portanto, o telemóvel tem mesmo uma marca e não é nenhuma daquelas.

E quando tudo parece claro, eis que continua a confusão.

Por vezes, a profusão de marcas estrangeiras, com nomes, mais ou menos difíceis de pronunciar, leva alguns clientes a ter dificuldade em transmitir o que realmente pretendem.

É nestas ocasiões que um familiar ‘Nokia 5110’ pode ser um Inox 5110; um ‘Mitsubishi’ se transforma num metsubicho ou ainda em mitsubicho, mizubishi ou mitsobicha .
Já a marca alemã ‘Bosch’ é, com frequência, apelidada de porsche – na versão automobilística, bosque – na versão ecológica ou, ainda, num singelo – borxe .
A alemã ‘Ericsson’ é confundida com a ‘ariston‘, ou simplesmente rebaptizada com os nomes aricson, oricson e ‘Eurico’. Mas mesmo assim, quem sofre mais é a ‘Samsung’, conotada com o pior apelido: samessuga – é o nome que muitos utilizadores utilizam para designar os famosos mini-telemóveis.
Já a francesa ‘Alcatel’ vê o super-sucesso ‘one touch easy’ transformar-se num iasi, ou num um tuch isi .

Humor